Header Ads

TVI homenageia Eunice Muñoz que celebra 80 anos de carreira em 2021

Direitos Reservados
Considerada uma das maiores atrizes do teatro e da televisão portugueses, Eunice Muñoz marca todas as gerações e enriquece a cultura do nosso país de uma forma única. Este ano, celebra os seus prodigiosos 80 anos de carreira, muitos deles ligados à história da ficção nacional e projetos TVI. Desta forma,  a estação e todo o Grupo Media Capital vão fazer uma homenagem à atriz com um conjunto de iniciativas.

Eunice Muñoz participa nos projetos de ficção da TVI desde 1999 e entre as várias personagens memoráveis às quais deu vida, destacam-se algumas como Maria Sá Couto, uma pianista que vivia um amor impossível. A atriz integrou o elenco de Todo o Tempo do Mundo, uma das primeiras novelas transmitidas pelo canal, ao lado de Ruy de Carvalho e Manuel Cavaco.

Foi Guadalupe Lampreia em Mistura Fina, a matriarca da família, uma figura emblemática e astuta a contornar a lei. Em 2010, na novela Mar de Paixão, foi Alice Simões, uma verdadeira mulher do povo que vivia entre pescadores e era uma inspiração para toda a comunidade.

A carreira da atriz começou em 1941 quando se estreou com a peça Vendaval no Teatro D.Maria II, com apenas 17 anos. Poucos anos depois, foi a vez de aparecer no grande ecrã, no filme Camões, de Leitão de Barros. Nos anos seguintes, nas décadas de 80 e 90 consolidou a sua carreira cinematográfica e televisiva através da participação em filmes e telenovelas. Em 1993, interpretou a D. Branca em A Banqueira do Povo, de Walter Avancini, uma marca de ouro no seu percurso em televisão.

Eunice Muñoz recebeu em 1991 o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, por ocasião dos 50 anos de carreira. Em 2010, foi condecorada Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e, em 2011, foi elevada a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2018, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.