Header Ads

“Matilha”: RTP1 aposta em série spin-off de “Sul”

Foto: Direitos Reservados

Sul destacou-se recentemente como uma das séries de sucesso da RTP. O universo do drama criminal noir será, agora, expandido na estação pública, num spin-off que acompanha algumas das consequências do último episódio emitido em novembro de 2019. Matilha é o titulo do capítulo seguinte da trama, que contará com Afonso Pimentel e Margarida Vila-Nova como protagonistas de uma sequência de oito episódios que deverá arrancar gravações em breve.

Matilha vai acompanhar a jornada de redenção do personagem de Afonso Pimentel, que abandona a vida de marginal depois dos eventos da primeira temporada de Sul e luta para manter o seu namoro. Contudo, a tentativa de reabilitar-se perante a sociedade não terá os resultados esperados e tudo acaba por correr-lhe mal. 

Em conversa com o Fantastic, Edgar Medina, produtor do projeto, confirmou a continuação. Matilha é um spin-off de Sul. Os personagens principais são agora Matilha e Mafalda”, avança o também argumentista que em conjunto com Guilherme Mendonça criou a narrativa original que será agora ramificada.

Com a produção novamente ao encargo da Arquipélago Filmes, Jorge Henrique Fonseca será o realizador responsável pelo projeto. À equipa de escrita liderada por Edgar Medina, juntam-se Guilherme Mendonça, Rui Cardoso Martins e Patrícia Müller. Desconhece-se ainda se alguns dos elementos da temporada anterior se irá juntar a Afonso Pimentel e Margarida Vila-Nova nesta nova fase da história, que mais uma vez contará com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual. 

Os nove capítulos que constituem Sul, a série da qual deriva agora Matilha, estão disponível na RTP Play e no catálogo do serviço de streaming HBO Portugal, onde se tem destacado várias vezes nos top semanais que reunem os conteúdos mais vistos dentro da plataforma. 

Adriano Luz, Ivo Canelas, Jani Zhao, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Margarida Marinho, José Raposo, Américo Silva, Miguel Seabra, Custódia Gallego, Miguel Guilherme, Adriano Carvalho, António Fonseca e Rita Cabaço, são alguns dos nomes que construíram o elenco da primeira fase da narrativa, que contou com a realização de Ivo M. Ferreira.