Header Ads

"Framing Britney Spears" estreia dia 22 de fevereiro no canal Odisseia

Direitos Reservados
O documentário foca-se na trajetória da cantora norte-americana, incluindo os momentos mais emblemáticos e os infortúnios que levaram a que quase toda a sua vida começasse a ser controlada pelo pai.

O projeto, fruto do trabalho de investigação do The New York Times, chega finalmente a Portugal no canal de televisão Odisseia, na segunda-feira às 22h00. "Framing Britney Spears recorda as luzes e as sombras da trajetória da cantora, incluindo a sua etapa de maior popularidade nos anos 90 e 2000, abordando a série de acontecimentos que levaram a que em 2008 perdesse o controlo da sua vida e passasse a ser tutelada a partir dessa altura pelo seu pai (Jamie Spears)", pode ler-se no comunicado publicado na passada quinta-feira.

Atualmente com 39 anos, a princesa do pop não tem liberdade para gerir o seu dinheiro nem para assinar nenhum documento sem antes ter a aprovação do seu pai. Esta batalha judicial entre pai e filha já dura há vários anos e o trabalho do The New York Times explora a base legal destas imposições, bem como os requisitos que a cantora e os tutores devem cumprir.

O documentário foca-se também na incrível base de fãs de Britney e a sua luta online e movimentos que exigem que a cantora seja libertada. #FreeBritney é já uma das mais usadas hashtags no mundo cibernético e os fãs também apontam vários dedos à forma como os media foram pouco escrupolosos na forma como seguiram a carreira da estrela. 

Quando estava nos seus tempos de maior estrelato, Brtiney Spears era literalmente perseguida por paparazzi 24 horas por dia, sendo também alvo de comentários ofensivos e machistas em canais de televisão, algo que atualmente seria inadmissível e não escaparia ao escrutínio do público. A princesa da pop estreou-se oficialmente em 1999 com o álbum ...Baby One More Time, que vendeu mais de cem milhões de exemplares em todo o mundo.

A sua ascensão ao pódio das estrelas de música pop foi meteórica e a cantora passou a ser então alvo de uma exagerada atenção mediática, a qual colocou ênfase nos seus desafios de ter 'crescido' demasiado depressa devido à fama. Na sequência do documentário, tornaram-se ainda mais virais movimentos para libertarem a artista do controlo do pai e exigindo que quem a tratou mal no passado se desculpasse publicamente. Um destes casos foi o seu ex-namorado Justin Timberlake, que já se pronunciou acerca do assunto e pediu desculpas a Britney e a Janet Jackson.

Framing Britney Spears é um documentário da segunda temporada de The Weekly, uma série produzida pelo The New York Times e que é exibida em Portugal no canal Odisseia.