Header Ads

“Armour” integra competição oficial do Cinéma du Reel


A mais recente curta-metragem de Sandro Aguilar vai marcar presença na competição oficial da 43ª edição do Cinéma du Reel, em França. Armour, na qual Sandro Aguilar ocupa funções de realizador e argumentista, integra uma seleção de dez curtas-metragens experimentais que concorrem ao Short Film Prize, galardão do certame que é, também convertido, num valor monetário. À semelhança do que aconteceu em 2020, o certame acontece integralmente online como medida preventiva trazida pelo novo coronavírus. O calendário do evento arranca a 12 de março e estende-se até ao dia 21 do mesmo mês.

Fruto de uma co-produção entre Portugal e Canadá, Armour apresenta ao público a história de Hector, um homem a quem a vida pouco sorri e a quem já aconteceu de tudo um pouco. A história arranca no momento em que o protagonista chega a casa, ainda com a armadura vestida e podre de bêbado. A mulher deixou-o e levou consigo o filho do casal, na fase em que o pai de Hector se encontra nos últimos dias de vida. A partir daí desenrolam-se uma série de situações que prometeram inverter a maré de azar deste homem num dia em que há festa medieval a acontecer na cidade.

Sob a chancela da produtora nacional O Som e a Fúria e da canadiana Paraloeil, a curta-metragem conta com Eva Aguilar, Jean-Philippe Catellier e Eduardo Aguilar no elenco e tem ganho destaque em vários festivais de cinema da Europa. Em janeiro de 2020 integrou a seleção oficial do International Film Festival de Rotterdam e em novembro voltou a ser um dos destaques no Kurzfilm Festival de Hamburgo. Em Portugal conquistou uma Menção Honrosa atribuída pela imprensa na categoria de Melhor Filme durante a edição de 2020 do Caminhos do Cinema Português, em  Coimbra.