Header Ads

“Abóbada” estreia sexta-feira na RTP


Alexandre Herculano é o autor que se segue na lista de adaptações televisivas do projeto Trezes, desenvolvido pela RTP. Numa viagem histórica até ao reinado de D. João I, Abóbada chega à antena da estação pública em formato telefilme sob o olhar da realizadora Patrícia Clemente e argumento de Pedro Marta Santos. O título que se junta à coletânea de obras apresentadas pelo canal estatal tem estreia agendada para a próxima sexta.feira, dia 26 de fevereiro, às 23 horas.

Depois da vitória contra os castelhanos, o Rei D. João I decide mandar construir um mosteiro, que terá como objetivo tornar-se num marco da conquista portuguesa ao longo dos séculos. Contudo, aquela que à época era uma prática comum torna-se num motivo de discussão dentro da corte. 

Enquanto há quem defenda que o projeto deveria ser entregue a um aclamado arquiteto estrangeiro, há uma outra facção que se insurge, alegando que pelo simbolismo da situação, a obra deveria ficar ao encargo de um português. Instala-se um desentendimento que opõe, também, rei e rainha. Depois de ceder à vontade da sua esposa, D. João I vê-se a braços com um trabalho desastroso que só o seu fiel amigo Mestre Afonso poderá resolver.

Com a produção da Marginal Filmes, Abóbada conta com João Catarré e Maya Booth nos principais papéis, assumindo a pele das figuras que marcaram a história nacional. Ao elenco juntam-se, também, Filipe Vargas, João Didelet, Figueira Cid, José Martins e Tobias Monteiro que embarcam em mais uma revisão de textos emblemáticos da literatura nacional que compõem a premissa do projeto de telefilmes Trezes.