Header Ads

“Ordem Moral” é o candidato nacional aos Prémios Ariel

Bateu-se o martelo, e está escolhido mais uma longa-metragem para levar o nome de Portugal além fronteiras. Ordem Moral, película estreada no final do ano passado com a realização de Mário Barroso, é a escolha da Academia Portuguesa de Cinema para representar a indústria nacional na corrida ao galardão de Melhor Filme Ibero-Americano, atribuído pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas do México. A produção, da autoria de Carlos Saboga, viaja ao passado para contar uma história de amor verídica e promete, em 2021, estrear-se em formato de minissérie na antena da RTP.

Maria Adelaide Coelho da Cunha, a mulher que em 1918 detinha a direção do jornal Diário de Notícias é a grande figura do enredo de Ordem Moral. Respeitada entre os pares e com uma posição de destaque numa sociedade dominada pelos homens, esta mulher deixa para lá os luxos da vida pública para se entregar ao amor pelo motorista, 26 anos mais novo, fazendo correr tinta por toda a imprensa. Mas além do amor, há uma vingança a servir de motor. O abandono do lar, leva o marido de Maria Adelaide a engendrar um plano maquiavélico que põe termo aos sonhos da jornalista. Três semanas depois de se entregar à paixão, é declarada incapaz e internada num hospício, dando margem de manobra a que o marido venda o império da comunicação, ganhe lucros e deixe instituições com o selo de confiança da população nas mãos daqueles que anos depois instauraram a ditadura em Portugal.


Com Maria de Medeiros no principal papel, a produção junta nomes como Júlia Palha, João Arrais, Albano Jerónimo, Marcello Urgeghe, João Pedro Mamede, Vera Moura, Dinarte Branco, Rita Martins, Miguel Borges, Ana Padrão, Jorge Mota, Ana Bustorff, Isabel Ruth, Rui Morrison, Teresa Madruga e Sónia Balacó. Entregues deste 1947, os Ariel Awards são uma das mais importantes premiações de cinema do México. Por enquanto ainda não há data divulgada para a entrega oficial das estatuetas que em 2020 entregaram o galardão ao qual Ordem Moral se candidata ao sucesso Dolor y Gloria, do famoso cineasta Pedro Almodóvar com Antonio Banderas como protagonista.