Header Ads

"O Meu Género": Identidade de género é o tema da reportagem emitida hoje pela RTP1

https://i.ytimg.com/vi/2wI85c7eb6M/maxresdefault.jpg 

Esta quinta-feira, às 21h00, a RTP1 exibe a reportagem O Meu Género, no espaço Linha da Frente. Este trabalho da autoria da jornalista Marta Jorge com imagem de Marques de Almeida e edição de Guilherme Brízido vai para o ar logo a seguir ao Telejornal.

Entre o feminino e o masculino existe um mundo de pessoas que não se identifica com o corpo com que nasceu. Como podemos explicar a complexidade do género? No momento do nascimento é anunciado o sexo do bebé: menino ou menina. É comum, se for menina veste rosa, se for menino veste azul. Às raparigas são oferecidas bonecas, aos rapazes carros. Mas o que parecia simples, não é, nem nunca foi.

Entre o feminino e o masculino existe um mundo multicolorido de pessoas que não se identificam com o sexo registado à nascença. São chamadas de transgénero ou trans. A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente independentemente do corpo com que nasceu. Pode identificar-se como homem, mulher, um pouco de ambos ou nenhum dos dois. 

A identidade de género é diferente de orientação sexual e não deve ser confundida. Para explicar a complexidade do género, o Linha da Frente falou com homens e mulheres trans, pessoas agénero e não-binárias.