Header Ads

"Luz" é o mais recente álbum da banda barcelense L-Blues

Ana Neto, Bruno Lopes, Céu Neiva, Diogo Silva e Jorge Braga são os elementos que compõem a banda barcelense L-Blues. O folk, o country, o blues e o rock caminham lado a lado na ideologia desta banda, que em 2020 lançou o seu mais recente álbum, "Luz". O Fantastic dá-te a conhecer o trabalho deste projeto português que está prestes  a editar um novo single, Gestos, ainda em Janeiro.

"Os L-Blues têm a sua origem na criação, pelo músico Bruno Lopes, do projecto Guitarras de Manhente: Escola de Rock. Tendo sido criada a escola com o objectivo de ensinar música a jovens e adultos de classes sociais com carências financeiras. O seu nome faz uma homenagem à mitologia do pacto com o diabo de Robert Johnson e da encruzilhada (crossroads) dos Blues. O l no nome da banda deve se pronunciar Hell", explica Bruno Lopes ao Fantastic.

Em entrevista ao Semanário V, o responsável adiantou ainda que o nome L-Blues tem uma outra história por trás. Além de “Blues” ir ao encontro do estilo musical da banda, o artista conta que foi buscar o conceito aos anos 30, quando os blues nasceram. “Os negros que queriam sair da plantação a única hipótese que tinham era a música ou continuavam a ser escravos. Estamos a falar de um povo que não tinha educação. Esta ideia veio do Robert Johnson, que era um músico de blues, que a única forma de sair e ter uma vida diferente era andar de cidade em cidade a tocar e era um dos melhores guitarristas de sempre”, explicou à referida publicação.

"Luz" é o terceiro disco da banda, que conta com a distribuição mundial em todas plataformas digitais e a edição em formato CD com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores. O disco foi produzido por Paulo Miranda no Amp Studio em Viana do Castelo. O tema Ausência, o mais recente single dos L-Blues, conta com a participação especial de David Martins nas teclas e da vocalista Vera Fernandes da banda Barcelense Demure. 

O conceito poético para este disco é baseado na esperança de encontrar a luz no fundo do túnel. Antes de "Luz", a banda lançou ainda outros dois álbuns, tendo atuado em vários locais do nosso país. Gestos, a ser lançado nas plataformas digitais em janeiro, será o novo single do mais recente CD da banda.

Para 2021, os L-Blues têm previstos dois concertos, caso não existam alterações devido às restrições impostas pela pandemia. O primeiro será a 12 de fevereiro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos. Segue-se um concerto no Centro Cultural de Vila das Aves, em Santo Tirso, a 27 de março.

Vê o videoclipe de Ausência: