Header Ads

“À Vida” representa Lisboa no Filmapalooza 2021

No projeto de estreia, André Gonçalo Costa conquistou o júri do The 48 Hour Film Project Lisboa com a curta-metragem, À Vida. O grande vencedor da edição de 2020 conquistou oito prémios, que incluem Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz, além de uma menção honrosa para Melhor Utilização de Personagem. A película segue agora para a competição internacional na edição de 2021 do Filmapalozza, que acontece em março. Os vencedores do festival poderão ter os seus trabalhos exibidos durante o Festival de Cinema de Cannes.

A história de perda de António é o mote que acompanha os quase oito minutos de filme de À Vida. Com uma premissa inspiracional, a narrativa acompanha o final da vida de Micaela, uma jovem na flor da idade que luta contra uma doença que será fatal. Enquanto a morte se aproxima, o círculo de amigos tenta recordar os bons momentos que passaram juntos, com António a culpar-se por não ter tido coragem para lhe mostrar os seus sentimentos mais cedo. O argumento é assinado por Andreia Azevedo Moreira seguindo as normas impostas para integrar o concurso.

A mecânica da competição é aparentemente simples mas promete ser uma verdadeira odisseia para as equipas de produção. Fazer uma curta-metragem num fim-de-semana já promete ser um desafio, contudo, há detalhes que prometem tirar o melhor dos artistas que estão atrás e à frente das câmaras. Todos os concorrentes inscritos recebem um e-mail na sexta-feira que determina o género que deverá marcar as linhas gerais da narrativa, dando à equipa até à manhã seguinte para que sejam iniciadas as primeiras filmagens. A edição de 2020 pedia aos realizadores que tivessem uma personagem com o nome Micael ou Micaela, a frase “tens duas hipóteses” e um brinquedo, aumentando assim a pressão que pretende arrancar o melhor dos artistas que integram a seleção.

António Camelier e Catarina Lima protagonizam À Vida, que conta, ainda, com Inês Sá Frias e Filipe Ricco no elenco. A produção esteve a cargo da Moving Pictures, que terá agora a responsabilidade de representar a capital portuguesa além fronteiras. De acordo com a página oficial do The 48 Hour Film Project Lisboa, já foi iniciada a preparação da edição de 2021, apesar de ainda não terem sido anunciadas quaisquer datas.