Header Ads

"2020 was the year" é o primeiro single do novo EP de Gonçalo Coiso

Foto: Direitos Reservados

Com apenas 18 anos, Gonçalo Coiso acaba de lançar 2020 was the year, o primeiro single do seu novo EP. O jovem artista iniciou o seu percurso na música com apenas 6 anos, numa altura em que começou a ter aulas de guitarra. A área musical sempre fez parte da sua infância e, desde então, tem evoluído em várias frentes. Gonçalo revela que este tema é apenas o início "de algo muito maior que virá ainda este ano" e falou com o Fantastic sobre as novidades que se avizinham.

"Acho que a música tem um significado muito grande nesta altura, porque fala sobre a pandemia e daquilo que tive de abdicar", começa por nos contar o músico. "No ano que passou, procurei os pontos que me marcaram mais e decidi tentar criar um conceito sobre isso, com a ideia de que 2021 é o ano. Para já ainda é muito cedo para saber se tinha razão quanto a este ano, mas o que é certo é que a nível pessoal vou fazer de tudo para retirar o máximo possível de 2021", explica ainda Gonçalo ao Fantastic.

"Partindo desse pensamento, comecei a pensar que podia fazer algo que se identificasse com a grandeza do meu pensamento. Se quero começar em grande tenho de trabalhar em grande. E comecei então a pensar em fazer um EP. Este tema foi o primeiro single e serve como uma mostra daquilo que está para vir, e a que cada música que faço, sinto sempre melhorias", confessa ainda o cantor.

Ao longo dos últimos tempos, Gonçalo tem aproveitado para trabalhar em casa e confessa que os tempos de pandemia têm permitido explorar a área musical de uma outra forma. "Tenho aprendido a produzir em casa, e esta é a terceira música que lanço. E senti que está na altura de tentar abrir mais horizontes e procurar formas de mostrar aquilo que sou e o que faço. Sempre tive muito contacto com a música na minha infância e assim que tive a oportunidade de aprender guitarra, agarrei-a", continua.

"Desde aí foram muitos anos a tocar e mais recentemente mudei de escola de música, passando para as Guitarras de Manhente, e o convívio com músicos excelentes e o apoio por parte dos professores fez despertar em mim ainda mais esta paixão. Foi o período em que mais evoluí como músico e foi onde começaram as ideias de ter uma banda. Neste momento estou integrado nos WAVE e nos Boom. O ano de 2020 não permitiu que trabalhássemos muito em banda, então na quarentena lembrei-me de começar a fazer música em casa, eu já tinha algum equipamento e podia começar a experimentar. E foi daí que comecei a trabalhar mais neste projeto a solo enquanto não havia condições para trabalhar com as bandas", explica ainda ao Fantastic.

Quando questionado sobre a escolha do nome artístico, Gonçalo Coiso explica-nos que este surgiu de forma inusitada. "Eeste nome surgiu no meio da minha infância após ouvir algo do Nuno Markl em que ele dizia "coiso". Eu achei piada, e sempre quis ter um nome que mais ninguém tivesse então decidi adotá-lo para o meu lado mais artístico", explicou-nos.

Poderás acompanhar o trabalho de Gonçalo Coiso no Facebook e no Instagram. Partilhamos, de seguida, o tema 2020 was the year: