Header Ads

"Terra Brava" recorre à técnica "chroma key" para gravar beijo técnico em tempos de pandemia

Foto: Direitos Reservados/ SIC

A COVID-19 obrigou a um conjunto de medidas de segurança em todo o país e o universo audiovisual não foi excepção. Muitas produções televisivas sofreram alterações na sua produção, nomeadamente as telenovelas. Exemplo disso é a telenovela "Terra Brava", na qual os atores se viram obrigados a reinventar a forma de dar vida as suas personagens sem se tocarem. Mariana Monteiro protagonizou uma cena onde recorreu a um "beijo técnico" de uma maneira muito diferente da habitual para evitar o contacto físico com o ator João Catarré.

No episódio da telenovela emitido no passado dia 15 de dezembro, Beatriz declarou-se finalmente a Diogo. A filha de Eduarda percebeu que podia perder o militar para sempre quando Diogo desapareceu e conseguiu perdoar o amado. Diogo fica fora de perigo, depois de ter levado um tiro de Jorge e ser salvo por Carlos que o levou para o hospital de urgência, e recebe a visita de Beatriz. É então que as personagens se beijam, no hospital. Se noutras cenas da novela, o beijo ou os abraços foram eliminados e substituídos por olhares, aqui a cena teve mesmo de recorrer ao contacto físico - neste caso, à simulação do mesmo.

Para manter os atores em segurança devido à pandemia, a produção da novela "Terra Brava" encontrou uma solução para filmar este beijo, recorrendo à técnica chroma key. Na fotografia é possível ver a atriz Mariana Monteiro deitada sobre a cama do hospital onde está João Catarré, que interpreta Diogo, a simular o momento. Na imagem a atriz está a beijar um manto verde. Foi gravado ainda o plano inverso, que é o João Catarré a receber o beijo. É a junção das duas que vai dar o resultado final que vimos na novela.

O Chroma Key é uma técnica de efeitos visuais usada em pós-produção para sobrepor imagens e vídeos sobre um fluxo de imagem baseado em matizes de cor. Este permite gravar duas cenas em separado juntado as duas de seguida e tornando as duas gravações numa filmagem única, sem que se perceba que foi feito em separado. Se em Portugal raras são as telenovelas que recorrem a este meio, muitas das cenas dos filmes de Hollywood são feitas utilizando este recurso, por exemplo. No nosso país, esta técnica é usada em muitos formatos de informação ou ainda no sorteio do  Euromilhões, por exemplo.

Para além da técnica Chroma Key a produção de "Terra Brava" recorreu ainda a uma bola de ténis para preparar toda a cena em questão, que foi gravada pouco depois de terminar o confinamento obrigatório, em junho. Podes ver como tudo aconteceu aqui.