Header Ads

Sara Barros Leitão é a primeira vencedora do Prémio Ageas Teatro Nacional D. Maria II


Numa iniciativa inédita, mas que promete tornar-se em mais um grande incentivo ao mundo do espetáculo em Portugal, Sara Barros Leitão faz história ao tornar-se a primeira grande vencedora na categoria Prémio Revelação dos galardões Ageas Teatro Nacional D. Maria II. Aquele que promete ser um incentivo à prática e desenvolvimento de projetos teatrais junta uma equipa de jurados para juntos selecionarem um artista com até 30 anos de idade que no ano anterior à premiação tenha tido uma performance de destaque e que seja, por isso, uma forte aposta para o futuro.

«Ao longo do seu percurso teatral, tem vindo a colaborar com companhias e teatros como o Teatro Experimental do Porto, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João ou o Teatro do Vestido. Assume-se ainda como feminista e ativista por todas as desigualdades ou injustiças», é desta forma que o comunicado enviado à imprensa descreve a carreira de Sara Barros Leitão, que como vencedora do galardão receberá um prémio no valor de 5 mil euros, que de acordo com a mesma nota de imprensa já tem um destino traçado.

De acordo com a atriz, o valor do prémio será investido para dar corpo à próxima produção de Sara Barros Leitão, Heroides, Clube do Livro Feminista. A nova peça teatral terá a chancela de criação da companhia da interprete e encenadora, Cassandra, e promete tocar em pontos fundamentais da sociedade. «O título é roubado ao livro homónimo de Ovídio, poeta latino, que, entre outras coisas maravilhosas, escreve várias cartas do ponto de vista das mulheres dos heróis da mitologia. O livro é muitas vezes referido como um livro de autoria masculina, mas voz feminina. Ora, se há coisa que sabemos é que um homem a escrever do ponto de vista de uma mulher, não é o mesmo que ser uma mulher a escrever o seu ponto de vista», apresenta a artista nas suas redes sociais.

«A grande qualidade artística de Sara Barros Leitão e a coerência em todas as suas atitudes, fazem dela a vencedora da 1ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II», afirma Carlos Avillez, presidente do júri, que reuniu nomes como Tónan Quito, Beatriz Batarda, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Inês Barahona, John Romão, José António Tenente, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Nuno Cardoso, Albano Jerónimo, Rui Horta, Álvaro Correia e Rui Pina Coelho.