"Festa dos 15 Anos" sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto
Ainda carregamos o passado colonial na nossa vida social? Esta é uma das perguntas que será respondida durante a alegoria Festa de 15 Anos, que vai pisar as tábuas do Teatro Carlos Alberto entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2020. A peça que tem uma forte inspiração no cinema de Terror é o mais recente trabalho de Mickaël de Oliveira em parceria com o encenador brasileiro Diego Bagagal e chega à sala de espetáculos para nos apresentar uma forma de repensar as «dinâmicas e repercussões na nossa contemporaneidade de práticas neocolonialistas», de acordo com a informação do site oficial do projeto.
Uma família abastada é o centro da ação. Depois de adotar um rapaz de origem indígena, os tutores decidem celebrar o seu décimo quinto aniversário com uma quinceañera, um evento tradicional na América que já nos foi apresentado das mais diversas maneiras em filmes e séries. Contudo, aquilo que pretendia ser apenas um baile para apresentar o novo elemento da família aos seus amigos e contactos acaba por enveredar por um caminho bem diferente e desencadeia uma série de tragédias que primam pelo horror.
Do fetiche pelas minorias às heranças da cultura colonial e do seu património, o texto de Festa dos 15 Anos promete surpreender-nos durante uma hora e quarenta e cinco minutos. Com encenação de Mickaël de Oliveira, o espetáculo conta com Jani Zhao, Albano Jerónimo, Mafalda Lencastre, Ana Pinheiros, Luís Araújo, Maria Inês Marques, Carlos Melo, Diana Sá e Diego Bagagal, que acumula também créditos de dramaturgo da Peça. A produção é fruto de uma coprodução entre o Colectivo 84 e a Madame Teatro, além do Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar, Cine-Teatro Louletano, Teatro Nacional São João. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Comente esta notícia