Header Ads

"Elo", de Alexandra Ramires, vence Prémio Nacional do Cinema de Animação

Foto: Direitos Reservados

A curta-metragem de animação Elo, de Alexandra Ramires, foi distinguida com o Prémio Nacional da Animação (PNA) 2020, na categoria de filmes profissionais. Os vencedores dos PNA 2020 foram anunciados na 19.ª Festa Mundial da Animação, promovida pela Casa da Animação, que decorreu até ao passado domingo na Casa das Artes, no Porto. Para além desta vitória, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a Purpleboy, de Alexandre Siqueira, anunciou a organização.

Elo é uma animação a grafite em papel e sem diálogos, com argumento de Alexandra Ramires e da escritora Regina Guimarães, tendo já vencido o prémio para melhor filme de animação na competição internacional da 28ª edição do Curtas Vila do Conde, que decorreu em outubro, e no mesmo mesmo foi premiadano 56.º Festival Internacional de Cinema de Chicago.Elo fez ainda parte do programa de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) e do festival Animatou, na Suíça.

A curta Elo, co-produzida pela portuguesa Bando à Parte, de Rodrigos Areias, e pela francesa Providences, explora, de acordo com a Agência da Curta-Metragem, "o encontro de duas personagens que procuram adaptar-se na tentativa de se encaixarem em padrões instituídos.”

Purpleboy, de Alexandre Siqueira, aborda a questão da identidade de género e gira em torno de uma criança que cresce no jardim dos pais, com o corpo a desenvolver-se no subsolo, sem que ninguém conheça o seu sexo biológico, nem o próprio, apesar de ele saber perfeitamente aquilo que quer ser.

Na categoria de filmes profissionais, estavam também nomeados Mesa, do ilustrador João Fazenda, produzido pela Animanostra, O peculiar crime do estranho senhor Jacinto, de Bruno Caetano, do coletivo COLA, e Já tens idade para te preocupares com o cancro?, de Raquel Felgueiras, produzido pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.