Header Ads

"Contado por Mulheres" é o novo projeto da Ukbar Filmes para a RTP


Depois de ter estreado a adaptação de Crónica dos Bons Malandros no horário nobre da RTP, a parceria entre a estação pública e a produtora Ukbar Filmes promete estar de pedra e cal e já há novos projetos em planeamento para o próximo ano. De acordo com o anúncio feito pela empresa na rede social Instagram, a Ukbar Filmes está a garantir os direitos de várias obras da literatura nacional que darão origem a uma série de telefilmes que promete adaptar os ângulos pelos quais as narrativas clássicas são apresentadas. Ainda em pré-produção, o projeto deverá chegar aos ecrãs no final de 2021.

«"Rights Sold” A Traição do Padre Martinho, de Bernardo Santareno será uma das obras adaptadas pela Ukbar Filmes no seu novo projeto de telefilmes... Mais novidades em breve», avançou a produtora. Na história original que tem agora os direitos de adaptação cedidos, o autor português apresenta-nos um drama que pretende expor o conflito entre classes sociais. Na disputa entre um lavrador e um engenheiro, surge o Padre Martinho, que procura ajudar todos os seus paroquianos a encontrar um bom caminho profissional e garantir que não sejam explorados pelos patrões ricos. A partir daí, e depois de uma sequência de paralisações e greves,  o engenheiro ameaça deixar de contribuir com os seus atos de beneficência para a igreja, colocando a postura do pároco em causa e obrigando-o a escolher entre os seus ideais e a estabilidade da sua instituição.

Com o título Contado por Mulheres, a sequência de telefilmes vai apresentar ao público várias obras de sucesso da literatura nacional, contadas do ponto de vista feminino, numa releitura que promete mostrar como as mentalidades associadas ao género masculino alteram o ponto de vista da ação dos personagens. Ainda sem mais títulos revelados, nem nomes garantidos no elenco de alguma das adaptações, o projeto deverá arrancar as filmagens apenas na segunda metade do próximo ano e será mais uma das apostas da RTP para reforçar a linha de ficção disruptiva que tem reunido seguidores nos últimos tempos.