Header Ads

"Submissão" conquista cinco nomeações no Milan International Film Festival



Do Tallinn Black Nights Festival até Milão, Submissão continua a garantir o bom nome do cinema português além fronteiras e soma agora cinco novas nomeações em categorias de destaque da competição do Milan International Film Festival. Na sua segunda aventura em películas longas, Leonardo António soma presenças de relevo em dois festivais internacionais depois da critica especializada ter tido acesso ao filme em circuito fechado. Para já, a página da produção na plataforma IMDb avança a próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, como data para o lançamento comercial de Submissão nas salas de cinema de Portugal, contrariando as informações anteriores que garantiam o adiamento para 2021.

No certame, que acontece até ao final deste mês de novembro na cidade de Milão, Itália, Submissão procura trazer para o nosso país cinco estatuetas, entre as quais a de Melhor Atriz de Cinema para a protagonista do drama, Iolanda Laranjeiro, e Melhor Filme. Estão também nomeados Rodrigo Leão e João Eleuterio, responsáveis pela Banda Sonora do projeto, Leonardo António, pelo argumento da película que dirigiu, e Guilherme Daniel, que soma uma indicação ao prémio de Melhor Fotografia. 

A luta de Lúcia por justiça é o tema central de Submissão. Depois de um longo processo de pesquisa junto de vítimas protegidas pela APAV, o realizador apresenta-nos o processo de uma mulher que foi violada pelo marido, violentada e que procura agora que este homem seja punido. Tudo isto com a agravante deste homem ser filho de uma importante figura de estado.

Nas palavras de Leonardo António, Submissão é uma longa-metragem que volta a pôr o dedo na ferida de temáticas urgentes. «O filme debruça-se sobre um tema que precisa de ser discutido na sociedade portuguesa: a prostituição e a violação no casamento», afirma em comunicado enviado à imprensa pela agência Lusa.

O realizador e mentor de Submissão reúne no elenco nomes como Adriana Moniz, Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Rita Brutt, Marcantónio Del Carlo, António Fonseca, Alexandre Ferreira, Maria João Abreu, Cristina Homem de Mello, Tânia Alves, Miguel Thiré, Almeno Gonçalves, Rodrigo Paganelli, José Raposo, entre outros.