Header Ads

"Ricardo III" chega hoje ao Teatro da Trindade


Neste regresso da cultura depois do confinamento, William Shakespeare volta a ser o autor que serve de base a uma obra nova do teatro nacional. O elenco pisa as tábuas do Teatro da Trindade pela primeira vez hoje, dia 26 de novembro, para a primeira exibição de Ricardo III. Às nove horas, Diogo Infante assume o papel do protagonista que dá título a este enredo e que ficará em cena até dia 31 de janeiro de 2021. Todas as normas de segurança são garantidas pela sala, para que durante cem minutos pausemos o mundo lá fora e viajemos no tempo até à obra do famoso dramaturgo quinhentista.

Um homem que não nasceu para ser rei mas que sempre cobiçou a coroa, são o pontapé de saída que nos leva ao centro de um drama na Inglaterra antiga. Na dualidade entre o amor e o poder, Ricardo III é reconhecido até hoje como "pior dos vilões" numa história em que aos olhos do protagonista os meios justificam os fins. De mentiras vis até às manipulações de um corte que se deixa embevecer pelo charme do homem que pulou as fronteiras de hereditariedade e tornou possível aquilo que era ditado pelo sangue. A ascensão duvidosa é mergulhada na busca interna pela falta de afeição, numa viagem interior carregada de altos e baixo para acompanhar ao longo de toda a peça.

A produção é a décima terceira aventura da produtora Palco 13, encenada por Marco Medeiros com tradução de Maria João da Rocha Afonso. Ao lado do protagonista, interpretado por Diogo Infante, estarão Sílvia Filipe, Virgílio Castelo, Diogo Martins, Inês Loureiro, Joana Antunes, Brandão de Mello, João Vicente, Gabriela Barros, Romeu Vala, Constança Carvalho Neto e João Jesus. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, com sessões do espetáculo agendadas para as 21 horas.