Header Ads

Opinião. “The Crown”, uma real temporada!

Direitos Reservados

A quarta temporada de The Crown chegou e promete deixar todos os seus leais súbditos colados ao sofá nos próximos tempos. Com um elenco de ferro, os novos episódios contam com as participações de Gillian Anderson como Margaret Thatcher e de Emma Corrin, como Princesa Diana, duas novidades que prometem mexer com a produção criada por Peter Morgan.

Sendo uma história inspirada em acontecimentos verídicos, a passagem de Lady Di era já há algum tempo esperada pelos fãs da série. O seu conto de fadas com o Príncipe Charles e a sua árdua adaptação ao estilo de vida da realeza são representados com realismo e um toque inocência por parte de Emma Corrin. É aqui que acontece a tão cobiçada 
espreitadela behind the scenes’.

Outro ponto alto desta nova temporada é o aparecimento da Dama de Ferro, a primeira-ministra Margaret Thatcher. Com a sua forte personalidade, apresenta-se como um desafio para a rainha Elizabeth II (Olivia Colman) e as interações destas duas mulheres de poder são no mínimo imperdíveis.

Com a reconstituição de eventos marcantes na histórica da família real, esta temporada tem sido alvo de críticas por parte de alguns membros da monarquia, nomeadamente pela representação da relação do Princípe Charles com a princesa Diana. A série tende a basear-se no que realmente aconteceu, mas claro que existe sempre uma adição ou outra, natural em qualquer série televisiva.

Para quem acompanha a série desde o ínicio, é familiar o tema de 'amores proibidos' e a colocação dos deveres reais acima dos interesses pessoais. Este é um assunto recorrente na narrativa de The Crown e como a Princesa Margaret (Helena Bonham Carter) fortemente critica, 'esta família nunca aprende com os erros do passado'. A mesma avisa que a relação de Charles e Diana iria destruir ambos, e infelizmente, todos sabemos como essa história termina.

Se a quarta temporada termina com a saída de cena de Margaret Thatcher e um desespero crescente da Princesa Diana em suportar os desafios do seu casamento fracassado, a temporada seguinte contará com um novo elenco, visto que os membros da família real estarão mais envelhecidos. Imelda Staunton irá assumir o papel de Rainha Elizabeth II, Lesley Manville será a Princesa Margaret, Jonathan Pryce o Príncipe Philip, Elizabeth Debicki a Princesa Diana e muito provavelmente Dominic West como Princípe Charles.

The Crown tem recebido aclamação da crítica, tendo já vencido vários prémios ao longo dos seus quatro anos de exibição, nomeadamente o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática e também o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática – entregue a Claire Foy em 2017 e a Olivia Colman em 2020. A produção retrata de forma realista a realeza britânica, mas também incide uma luz sobre a evolução da humanindade como sociedade e os valores que se foram ganhando e perdendo ao longo dos anos. Com mais duas levas de episódios pela frente, a série continua altamente apelativa em termos históricos e visuais, e certamente continuará assim até à sexta temporada.