"O Último Banho" e "Ordem Moral" serão exibidos no Japão
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus a causar estragos no mundo do entretenimento, há mais duas longas-metragens nacionais a ganharem destaque além fronteiras. Ordem Moral, filme de Mário Barroso que chegou às salas nacionais no dia 10 de setembro, e O Último Banho, que faz a sua estreia no circuito de festivais, estarão presentes na Tokyo International Film Festival, que acontece entre 31 de outubro e 9 de novembro no Japão.
Em Ordem Moral, Mário Barroso apresenta-nos a história biográfica de Maria Adelaide Coelho da Cunha, a mulher que em 1918 detinha a direção do Diário de Notícias. Com argumento de Carlos Saboga, o filme relata a fase da vida da mulher que abandonou a carreira em ascenção que tinha para viver um amor proibido com um homem 26 anos mais novo. Um escândalo na imprensa da época que é apresentado na longa-metragem protagonizada por Maria de Medeiros, com Albano Jerónimo, Júlia Palha, João Arrais, João Pedro Mamede, Miguel Borges, Sónia Balacó, Vera Moura, Ana Bustorff, Ana Padrão, Teresa Madruga e Isabel Ruth no elenco.
Já O Último Banho é a primeira longa-metragem do realizador David Bonneville. Rodado no Douro, o projeto teve o lançamento adiado por conta da pandemia e chega agora aos festivais na seleção Tokyo Premiere. O nascimento de um bebé numa zona envelhecida do interior do país dá o mote para uma narrativa que navega por um Portugal onde a religião está muito enraizada e condiciona comportamentos, além de mostrar como se vive longe do reboliço das grandes cidades. Anabela Moreira e Martim Canavarro dão vida às figuras centrais de O Último Banho, num projeto que reúne, ainda, Margarida Moreira, Ângelo Torres e Miguel Guilherme.
Esta será a 33ª edição do Festival de Cinema de Tóquio, iniciado em 1985 tornou-se num dos principais festivais do Oriente com ecos nas principais premiações de Hollywood. Na mesma categoria que os dois projetos portugueses encontram-se produções da Palestina, Inglaterra, Grécia, Roménia, entre outros.
Comente esta notícia