Sete Filmes por Semana | De 17 a 23 de setembro de 2020
Inquietos, de Gus Van Sant (2011)
Enoch Brae (Henry Hopper) é um rapaz deprimido que, desde a morte trágica dos pais, vive com a tia, com quem tem uma relação muito próxima. Desde que os pais partiram, numa tentativa de lidar com o seu próprio sofrimento, o rapaz passou a conversar com o fantasma de Hiroshi, um kamikaze japonês falecido na II Guerra, e ganhou o estranho hábito de ir a funerais de desconhecidos. Num desses funerais, conhece Annabel (Mia Wasikowska), uma rapariga alegre que sofre de um tumor no cérebro e que tem apenas mais três meses de vida. Contra todas as expectativas, os dois apaixonam-se profundamente. E enquanto ela está determinada a viver aqueles últimos meses em plena felicidade, ele vive a angústia constante de perder quem ama uma vez mais.
Nós, de Jordan Peele (2019)
Para escapar à agitação do dia-a-dia, Adelaide e Gabe Wilson levam os dois filhos para uns dias tranquilos numa casa de praia em Santa Cruz, Califórnia. Tudo corre como o previsto até, numa noite, receberem a visita de quatro pessoas que, para seu espanto e horror, são a cópia exacta de cada um deles. Esses duplos são idênticos a si na aparência, mas também na forma de pensar. E o mais terrível de tudo isso é que estão ali com um único propósito: acabar com as suas vidas.
Frances Ha, de Noah Baumbach (2012)
Aos 27 anos, Frances chega a Nova Iorque absolutamente determinada a realizar o seu sonho mais antigo: tornar-se bailarina numa importante companhia de dança. Ao mesmo tempo que se vai esforçando por ser feliz no dia-a-dia e aproveitar os detalhes mais doces da sua vida, ela vai provando a si mesma que, apesar das dificuldades, será capaz de atingir tudo aquilo a que se propuser. E é assim, completamente convicta de cada um dos seus passos, que vai aprender a conquistar o mundo.
Amores Imaginários, de Xavier Dolan (2010)
Marie e Francis (Monia Chokri e Xavier Dolan) são amigos de longa data. Até conhecerem Nicolas (Niels Schneider), um rapaz fascinante recém-chegado à cidade, por quem ambos se apaixonam. Com o mesmo objecto de desejo, cada um inicia um percurso individual de paixão, ciúme e fantasia. Porém, quanto mais a relação de cada um deles com Nicolas evolui, mais a amizade entre os dois se fragiliza.
Apocalipse Now, de Francis F. Coppola (1979)
Durante a Guerra do Vietname, um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel americano que matou centenas de inocentes e se escondeu na selva profunda, onde é adorado e protegido como um deus pelos seus seguidores.
Trás-os-Montes, de António Reis e Margarida Cordeiro (1976)
As raízes históricas de Trás-os-Montes são ancestrais e inscrevem-se na tradição galaico-portuguesa. O rio Douro e o seu enquadramento agreste são o décor natural de uma paisagem humana rica em tradições e práticas sociais que se perdem no tempo. São os velhos, as crianças, a agricultura de subsistência, o colectivismo pastoril e agrícola, os que ficaram e os que se foram, enquadrados num retrato sem história, pictórico, percorrido por longos silêncios musicais, numa paisagem solene em que a Natureza domina.
Lars e o Verdadeiro Amor, Graig Gillepsie (2007)
Lars Lindstrom (Ryan Gosling), é um homem introvertido, que vive num
mundo que criou para si e o impede de viver verdadeiramente. Depois de
anos de solidão, convida Bianca, uma amiga cibernauta, a visitar a sua
casa. E resolve apresentá-la ao irmão e à mulher. Mas para o espanto de
todos, Bianca é uma boneca insuflável que Lars trata como se fosse real.
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