Header Ads

"Golpe de Sol" chega hoje às salas de cinema


Vicente Alves do Ó é o nome que se segue dentro das estreias nacionais nas salas de cinema. Depois de em 2018 ter estreado na Estónia integrado no Tallinn Black Nights Film Festival e de ter sido um dos destaques da edição de 2019 do Queer Lisboa, Golpe de Sol recebe luz verde para chegar ao grande ecrã e falar sobre como o regresso ao passado pode mudar o futuro de quatro amigos. O drama é co-protagonizado por Ricardo Barbosa que esteve à conversa com o nosso site sobre a longa-metragem que estreia hoje, dia 13 de agosto.

O projeto conta-nos a a história de quatro amigos que se divertem num fim-de-semana que promete ser de sonho, até que recebem um telefonema do passado. David, um amor comum a todo o grupo, está de volta às suas vidas dez anos depois e, sem querer, promete ser a fonte para que muitos dos segredos dos amigos venham ao de cima. Depois da chamada, a única coisa que podem esperar é o momento que David se vai reencontrar com os quatro amigos. Depressa se formam várias conjeturas na cabeça dos protagonistas que os deixam a pensar nas consequências que este retorno pode trazer para o seu futuro.

Durante toda a trama o romance está muito presente, mas no caminho inverso aos enredos novelescos habituais. O filme assinado pelo mesmo realizador de Florbela e Al Berto, promete uma abordagem realista. «O filme aborda o amor como ele é, cheio de contradições, histórias por resolver, traumas que nunca se ultrapassam como se a nossa vida fosse muito mais complexa do que aquilo que quer fazer parecer. É como se obrigasse-mos a vida feliz que vendemos nas redes sociais a dizer a verdade, e isso é o Golpe de Sol», confirma ao Fantastic, Ricardo Barbosa que dará corpo a Simão, um dos quatro amigos que procura o descanso na casa de campo de Francisco em plena costa alentejana.

No trailer divulgado, Golpe de Sol apresenta-nos algumas cenas tórridas entre os personagens de Ricardo Barbosa e Ricardo Pereira, outro dos cabeças de cartaz do elenco assumindo o papel de Vasco. As duas personagens terão um relacionamento homossexual no decorrer da trama, será este mais um passo para quebrar estereótipos? «Não queremos desmistificar nada, apenas mostrar a vida como ela é. São pessoas que amam e querem ser amadas», responde-nos o intérprete de Simão, que volta a repetir parceria com Vicente Alves do Ó depois de ter estreado no ano passado Quero-te Tanto.

Golpe de Sol chega às salas hoje, dia 13 de agosto, numa altura em que os Cinemas apresentam quebras de 95%, mas nem isso esmorece o elenco que deixa o convite a todos os leitores. «Nada se compara a ver um filme num grande ecrã de cinema, porque precisamos de encher as salas e porque não podemos perder esse hábito maravilhoso de ver uma história de forma colectiva», termina Ricardo Barbosa, que co-protagoniza a narrativa produzida pela Ukbar Filmes ao lado de Nuno Pardal, Oceana Basílio e Ricardo Pereira. O ator Carlos Oliveira empresta a sua voz à película e encerra o elenco desta produção.