"A Metamorfose dos Pássaros" vence Melhor Filme no DokuFest
Catarina Vasconcelos é o mais recente nome português do cinema a conseguir reconhecimento internacional. No seu segundo trabalho, a realizadora arrecadou o galardão de Melhor Filme no festival DokuFest, no Kosovo. A Metamorfose dos Pássaros já tinha conquistado outros três prémios com grande relevância, entre eles o Prémio da Crítica Internacional - FIPRESCI, na Berlinale, e soma agora um novo reconhecimento na sua curta carreira.
A longa-metragem junta ficção e realidade num retrato profundo sobre a relação entre Catarina e o seu pai, depois da perda da mãe. De acordo com a sinopse oficial do projeto, as duas personagens vão encontrar-se num ponto emocional que é em tudo distinto da maioria de relações entre filhos e pais. A mentora do filme assume a personagem principal na contracena de um elenco que reúne figuras reais e atores.
João Pedro Mamede, um dos grandes destaques de A Herdade no ano passado, empresta a voz ao projeto, na interpretação do pai da protagonista, Henrique Serpa Vasconcelos. Em 2013, no seu primeiro trabalho, a curta-metragem Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso, Catarina Vasconcelos já tinha dado provas de qualidade, garantindo um indicação ao DocLisboa.
A edição deste ano do DokuFest decorre até ao próximo dia 25 de agosto, e contou este ano com forte expressão portuguesa. Além da vitória de A Metamorfose dos Pássaros, estavam, também, em competição as curtas-metragens Cães Que Ladram aos Pássaros, de Leonor Teles, e Noite Perpétua, de Pedro Peralta.
Comente esta notícia