Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 22 a 28 de julho de 2020


Todas as semanas, o Fantastic sugere-te uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até ti. Aceitas o desafio?

Semana de 22 a 28 de julho de 2020


A Melhor Juventude
de Marco Tullio Giordana (2003)

Esta é a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. No centro da história, dois irmãos: Nicola e Matteo. No início, partilham os mesmos sonhos, as mesmas esperanças, leituras, amizades. Até ao dia em que o encontro com uma jovem rapariga com problemas psíquicos ditará o destino de cada um e separará os seus caminhos: Nicola decide estudar psiquiatria e Matteo abandona os estudos e entra na polícia. Para além dos dois irmãos, a família é ainda composta por duas irmãs, Giovanna e Francesca, o pai e a mãe, os amigos, as companheiras e os filhos. Todos eles vão fazer reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história de Itália.

A Última Hora
de Spike Lee (2002)

O relógio está a contar e estão a esfumar-se as últimas 24 horas de liberdade que Monty Brogan (Edward Norton) poderá gozar antes ir para a prisão cumprir uma pena de sete anos por tráfico de drogas. Nas suas últimas horas, resolve rever o pai (Brian Cox), os seus dois melhores amigos (Philip Seymour Hoffman e Barry Pepper) e a namorada (Rosario Dawnson)... talvez tenha sido ela a denunciá-lo à polícia, quem sabe? Mas como o tempo se esgota, há decisões que têm de ser tomadas.


Coco
de Lee Unkrich, Adrian Molina (2017)

Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.


Gato Preto, Gato Branco
de Emir Kusturica (1998)

Adaptado de um romance dos anos 30, da autoria do escritor russo Isaac Babel, "Gato Preto, Gato Branco" conta a história de um grupo de ciganos que habitam à beira do Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios escuros com os russos. O seu primeiro grande trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado com destino à Turquia. Para conseguir montar a operação pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade, que vive rodeado por um harém. Mas o assalto corre mal e agora Matko não tem dinheiro para pagar a Dadan. A solução é aceitar o casamento entre o seu filho Zare e a intratável irmã do padrinho. Mas Zare está apaixonado por Ida, uma jovem cigana que tem por passatempo disparar sobre as embarcações das pessoas que vivem à beira do rio.


Cinema Paraíso
de Giuseppe Tornatore (1989)

Salvatore Di Vitta, um reconhecido cineasta italiano, recebe um telefonema inesperado da sua mãe na Sicília, onde nasceu e cresceu, que lhe dá a conhecer a morte de Alfredo, o projeccionista local que deixava Totó - o diminutivo por qual Salvatore era conhecido - ver todos os filmes que passavam pelo Cinema Paraíso. De alguma forma, Alfredo ocupou o papel de pai de Totó, desaparecido durante a II Guerra, e ofereceu-lhe um mundo de magia que era o seu acolhedor refúgio naqueles dias e que, mais tarde, viria a ser o seu próprio mundo. Agora, Totó tem de voltar à sua terra natal para enterrar o homem que determinou a sua vida e receber o seu último legado. 


Tabu
de Miguel Gomes (2012)

Três mulheres a viver num prédio antigo na cidade de Lisboa: Aurora é uma idosa temperamental e excêntrica; Santa, a empregada cabo-verdiana; e Pilar, uma vizinha dedicada. Sentindo o fim a aproximar-se, Aurora faz-lhes um pedido invulgar: quer encontrar-se com Gianluca Ventura, alguém que até àquele momento ninguém sabia existir. Assim, dispostas a cumprir o desejo da velha senhora, Santa e Pilar acabam por descobrir que os dois viveram uma história de amor e crime no passado. Uma história que começou há 50 anos em Moçambique, algum tempo antes da Guerra Colonial, e reza assim: "Aurora tinha uma fazenda em África no sopé do monte Tabu...".


Tudo pela Justiça
de Destin Daniel Cretton (2019)

Em 1985, Bryan Stevenson, um jovem afro-americano acabado de se formar em Direito pela Universidade de Harvard, muda-se para o estado do Alabama com intenções de ajudar pessoas no corredor da morte que, de alguma forma, nunca tiveram que os defendesse. Um ano depois, conhece Walter McMillian, um homem negro sentenciado à pena capital pelo assassinato de uma mulher branca, que nunca deixou de afirmar a sua inocência. Ao avaliar o caso de McMillian, Stevenson dá-se conta de que tudo parece ter motivações de ordem racial e que quaisquer provas ou testemunhos que pudessem provar a inocência do seu cliente são deliberadamente ignorados por investigadores, advogados ou juízes.