Header Ads

"José e Pilar" celebra Saramago na Filmin


José Saramago é um dos mais conhecidos e reconhecidos da literatura nacional, é vencedor do Prémio Nobel em 1998 e Prémio Camões em 1995 e até hoje faz parte do conteúdo lectivo do ensino secundário. A 18 de junho de 2010, o mundo disse "adeus" ao escritor e dez anos depois o serviço de streaming nacional Filmin aproveita a data para introduzir no seu catálogo o documentário José e Pilar. A outra faceta do autor de Ensaio Sobre a Cegueira ou O Homem Duplicado já está disponível.

«Tudo pode ser contado de outra maneira» é uma das frases ditas pelo autor neste documentário que atravessa um pouco da barreira entre o privado e público para nos dar uma outra imagem sobre quem é José Saramago além dos seus textos. Pilar Del Río, a esposa do autor apresenta-nos o homem para lá do processo de criação, e a forma como um verdadeiro génio é na hora de criar. 

Lançado em novembro de 2010 nas salas de cinema, o projeto é dirigido por Miguel Gonçalves Mendes na tentativa de desfazer ideias e preconceitos criados à volta de José Saramago. A trama acompanha o dia-a-dia do casal que se divide sobretudo entre Lisboa e Lanzarote, com pequenos detalhes sobre as viagens que o trabalho e o reconhecimento o levaram a fazer. 

O biopic pode ser consultado na plataforma da Filmin, em versão de aluguer por 2,95 euros. O serviço de streaming nacional soma um catálogo diferente do que encontramos em outros locais, com um largo número de produções portuguesas onde se incluem as longa-metragens Axilas, Mistérios de Lisboa, Coisa Ruim, A Uma Hora Incerta, entre vários outros títulos.