Header Ads

Curtas-metragens "Dia de Festa", "Ruby" e "Cães que Ladram aos Pássaros" chegam às salas portuguesas


Estreiam nas salas de cinema portuguesas a 9 de julho e são portuguesas. As três curtas-metragens são realizadas por Sofia Bost, Mariana Gaivão e Leonor Teles e serão distribuídas pela produtora Uma Pedra no Sapato, de Filipa Reis e João Miller Guerra.
 
Depois de terem sido apresentadas em festivais como Veneza, Roterdão e Cannes, as três produções chegam ao circuito comercial no verão. Dia de Festa, Ruby e Cães que Ladram aos Pássaros revelam três visões no feminino sobre o futuro e a juventude.

O filme Dia de Festa marca a estreia de Sofia Bost na realização. A curta fala sobre a complexidade das relações entre mães e filhas e fez parte da competição oficial da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes 2019, tendo sido apresentada em mais de 18 festivais internacionais.

Ruby, de Mariana Gaivão, venceu o Prémio para o Melhor Realizador Português no Curtas Vila do Conde 2019 e os prémios de Melhor Curta-Metragem e Melhor Cartaz no Caminhos do Cinema Português 2019, tendo sido exibido em vários festivais internacionais. A curta retrata uma juventude em autodescoberta e acompanha a jovem Ruby nos dias antes de a sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra.

Cães Que Ladram aos Pássaros, de Leonor Teles, é outra das propostas da produtora. O filme acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair do centro do Porto por força da especulação imobiliária. A produção foi exibida no Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo sido nomeada para Melhor Curta Metragem Europeia nos 32º European Film Awards. Recebeu o Tercero Premio del Jurado Internacional do Mecal Pro – Festival Internacional Cortometrajes y Animación.

Dia de Festa e Cães que Ladram aos Passáros são duas produções da Uma Pedra no Sapato, enquanto Ruby é produzida pela Primeira Idade. Depois da estreia em sala, os três filmes vão estar disponíveis em video on demand e em DVD.