Header Ads

Atores Portugueses na Netflix, Sabe Onde Encontrá-los [PARTE 11]


Dentro do catalogo da Netflix viajámos por Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e França, em vinte produções que contaram com um total de vinte e três intérpretes nacionais com carreiras lançadas além fronteiras. Dos recentes White Lines e Sérgio até às estreias de Warrior Nun e The One, passando por clássicos como Pulp Fiction ou sugestões menos conhecidas para ocuparmos os nossos serões, terminamos a nossa revista pelas produções da Netflix em Espanha com a participação de quatro atores com carreiras consolidadas no nosso país em duas histórias de Nuestros Hermanos. Encerramos a primeira temporada, mas prometemos que este especial Fantastic regressa em breve com novos trabalhos de Atores Portugueses na Netflix e vamos dizer-te onde os podes encontrar. 


DALILA CARMO em JEFE
De Espanha chega mais uma comédia com presença nacional no elenco. Jefe é título deste original da Netflix que mistura o humor com drama e, ainda, a premissa de dar algumas lições de vida. Sergio Barrejón é o realizador da longa-metragem que chegou ao streaming em 2018.

Luís Callejo é César, o diretor de uma multinacional de grande importância, mas para lá do aparente poder, a vida do CEO está virada do avesso. Diante de um divórcio iminente e de uma falência que pode acontecer a qualquer momento, César vai encontrar a felicidade onde menos espera e com alguém de classe bem mais baixa que a sua. Ariana, a empregada de limpeza da empresa, uma colombiana que luta para dar uma vida melhor ao filho ao mesmo tempo que mostra ter uma personalidade arisca e divertida, é a chave para que tudo mude na vida de César.

É no meio deste turbilhão que surge Dalila Carmo. A atriz tem uma participação especial na trama na pele de Pereira. Apesar de pequena, a personagem da intérprete nacional tem um grande peso no desenvolvimento da história. Pereira é um dos membros da administração da companhia e chega com a notícia de que existiu um desfalque. Apenas mais uma peripécia para acrescentar ao percurso conturbado de César enquanto Chefe.

Esta foi a primeira aventura de Dalila Carmo numa produção original do serviço de streaming, mas não é a única obra de ficção do catálogo da Netflix em que podemos encontrar a protagonista de Na Corda Bamba.


FILIPE DUARTE, JOÃO LAGARTO, RUI MORISSON e DALILA CARMO em EL TIEMPO ENTRE COSTURAS
As histórias entre agulhas que envolvem negócios mais escuros numa aventura que se desdobra entre Madrid, os enclaves de Tânger e Tetuán e uma Lisboa antiga, cosmopolita, com uma tendência para grandes disparidades entre quem tem muito poder e quem se refugia nas ruas em busca de trocos, são estes os pontos fortes deste drama histórico. É na capital portuguesa que surge a adição de vários atores nacionais no elenco.

A produção da Antena 3 chega ao catálogo português da Netflix depois de ser exibida em 2014 pela TVI e em 2015 pela SIC Caras. Nesta trama, Filipe Duarte assume algum protagonismo na pele do bem-sucedido empresário nacional, Manuel da Silva, que tem honras e privilégio de receber em terras de Camões a personagem principal de El Tiempo entre Costuras, Sira Queiroga.

A passagem da personagem interpretada por Adriana Ugarte no nosso país estende-se pelos últimos seis episódios da primeira e única temporada da narrativa dirigida por Iñaki Mercero. e Norberto López Amado. Pelo meio há espaço para conhecermos outros elementos do núcleo português da trama e que orbitam em torno da personagem de Filipe Duarte. João Lagarto é João, o motorista do empresário responsável por conduzir Sira pelas ruas da cidade de Lisboa, e por levá-la aos sítios em que interessa que ela esteja às horas certas. A índole do motorista, contudo, parecer ser bem diferente da que o seu patrão defende.

Dalila Carmo também se junta a este elenco. A atriz tem uma participação de dois episódios, na pele da secretária Elisa, e marca a sua aventura no mercado espanhol depois de somar vários projetos em produções de língua francesa. Além deste trio, Rui Morisson une-se ao leque de presenças de atores portugueses no cast desta série no papel de Mayordomo em dois capítulos de El Tiempo entre Costuras.

A série ficou-se, apenas, por uma temporada de onze episódios. Contudo, conquistou a crítica com um total de 14 galardões e uma nota de 8,3 na plataforma do IMDb, que faz a soma entre as pontuações entregues pelo público especializado e generalista. No elenco há outras caras bem conhecidas dos espectadores do catálogo da Netflix, Alba Flores e Bélen Cuesta que dão vida a Nairóbi e Manila, respetivamente, em La Casa de Papel, e Elvira Mínguez que dá corpo a Flora na Trilogía del Baztán, a adaptação de uma saga literária de grande sucesso em Espanha.