"A Espia". Daniela Ruah regressa à televisão portuguesa em série de época da RTP1
A Espia é a nova série de ficção histórica da RTP, passada em Portugal e na Galiza durante a 2ª Guerra Mundial. A produção de oito episódios conta com Daniela Ruah, que regressa à ficção nacional doze anos depois, e será exibida às quartas-feiras, pelas 21h00.
Maria João Bastos
e Diogo Morgado são outros dos atores que protagonizam A Espia. António Capelo, Luís Eusébio, Adriano Carvalho, Marco D'Almeida, Pedro Lamares, Sisley Dias, Patrícia Tavares, Adriano Luz e Joaquim Nicolau são os nomes que completam o elenco principal.
Durante a 2ª Guerra Mundial operaram em Portugal diversas redes
de espionagem. A Espia acompanha uma dessas redes, a rede Shell.
Uma rede que era dirigida pelos Britânicos que operaram em Portugal
entre 1941 e 1942, e que tinha um plano de destruição de infraestruturas e de contraespionagem no caso de o país ser invadido pelos
Alemães.
Maria João Mascarenhas (Daniela Ruah) e Rose Lawson (Maria João bastos), duas personagens inspiradas na rede Shell e em parte dos seus operacionais, guiarão os telespectadores pelo labirinto da espionagem ao serviço das potências beligerantes: os aliados e os alemães. A dupla de protagonistas vai dar a conhecer os
meandros da propaganda da época, a batalha ideológica que a marcou,
como a falsificação de passaportes e as negociações complexas do
volfrâmio.
A série é produzida pela Ukbar Filmes em coprodução com a RTP e a Ficción Producciones e com o apoio do ICA e PIC Portugal. Realizada por Jorge Paixão da Costa, A Espia foi filmada entre maio e julho de 2019, em Lisboa, Porto, Curia, Tomar, Figueira da Foz e Santiago de Compostela, contando com a consultoria histórica da Doutora Margarida Ramalho.
A Espia estreia a 8 de abril, na RTP1.
Comente esta notícia