Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Assim Assim


Em Assim Assim, ficamos a conhecer cinco pessoas que se cruzam numa esplanada em Lisboa, partindo do princípio que "as relações são complicadas porque as pessoas pensam demasiado" e porque "no fundo, já ninguém acredita no amor".

Assiste à curta-metragem na íntegra:


Assim Assim: Análise do filme 

Com um elenco composto por grandes nomes do cinema e da televisão em Portugal – Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Joaquim Horta, Isabel Abreu e Sabri Lucas -, esta curta de dezassete minutos, vencedora da primeira edição do Shortcutz Lisboa, deu origem a uma longa-metragem que estreou em 2012.

O filme aproxima-se, narrativa e visualmente, do formato televisivo. A história é escrita por Pedro Lopes, autor de novelas e séries da SP Televisão, e realizado por Sérgio Graciano, também associado à produtora. A realização bem conseguida é, porém, pouco desafiante, uma vez que todo o filme se passa no mesmo local – uma esplanada – e a escala de enquadramentos utilizada é praticamente invariável. Anda assim, é importante salientar o bom trabalho, que conseguiu impor uma simplicidade visual à história, bastante adequada ao contexto em que ela se desenvolve. Destaque também para Miguel Manso, diretor de fotografia, que nos apresenta uma “Lisboa à noite” de forma bastante eficaz.

É, na sua ideia inicial e nos diálogos travados entre as personagens que o filme ganha dinâmica e cativa o espectador. As histórias cruzam-se, as personagens deixam-nos na dúvida e rapidamente ficamos sem perceber quem é que conhece quem, se realmente aquelas vidas já se cruzaram ou se as únicas pessoas que estão a ser enganadas somos nós, que assistimos ao filme. Cria-se a tensão no diálogo, a temática das relações amorosas é retratada de uma forma pouco clichê e ritmada e os atores representam, no registo certo, aquilo que é pretendido.

Assim Assim tem, sobretudo, uma história que nos faz pensar e a longa-metragem que surge a partir desta pequena história acaba por resultar ainda melhor. Com mais personagens e outros décors, esta dinâmica de diálogos e de vidas cruzadas ganha outro impacto na versão longa do filme.Ainda assim, a curta-metragem é simples, direta e eficaz, mas não é apenas “assim assim”. É mais do que isso.


Por André Pereira