Header Ads

27 Anos SIC | "27 formatos que marcaram"

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUkGUpJQXvjBgDqkKOAFDDbQUM3Q_0RlqjwwlkJDrt3A95xoaCZ9Rh8nvnnBfwpfM4dfNV1jlnz5Ss1BZG2c9a4X2L7YgAgDwqNq49SBRjvNp18CV37k11rxXI1TH6jUXvqCiXI7mMX4w/s1600/DO+-+Impresa.jpg
Foto: Direitos Reservados
A SIC comemora hoje 27 anos. Mais do que o início de um canal, este foi o começo da televisão privada em Portugal. O Fantastic recupera, nesta data, dia 6 de outubro de 2019, alguns dos melhores momentos de 27 formatos marcantes da história do canal. 

1. Chuva de Estrelas



Estreou a 1 de outubro de 1993. Os concorrentes do Chuva de Estrelas tinham de ultrapassar um rigorosíssimo processo de pré-seleção. Desafio: imitar na perfeição um nome sonante do mundo da música. A caracterização e o guarda roupa transformavam os  concorrentes na estrela que pretendiam imitar. As interpretações eram avaliadas por um júri e todas as semanas havia um novo vencedor que era apurado para a grande final. Foi apresentado por Catarina Furtado, José Nuno Martins e Bárbara Guimarães. Com 170 programas emitidos, Chuva de Estrelas esteve no ar durante 7 anos.

2. Não se Esqueça da Escova de Dentes


Não se Esqueça da Escova de Dentes foi um concurso produzido e transmitido pela SIC em 1995 e apresentado por Teresa Guilherme. Além da escova de dentes que cada membro do público tinha de trazer, por forma a aumentar a boa disposição, eram convidados pela produção a beber whisky no estúdio, se assim o desejassem, num bar que se encontrava disponível. O programa contava com a atuação de músicos convidados e baseava-se principalmente em casais que seriam submetidos a testar os conhecimentos de um sobre o outro. Os vencedores ganhavam uma viagem e normalmente o programa terminava com o casal vencedor a sair dos estúdios num carro.

3. O Juíz Decide


A  SIC   introduziu   o  conceito   de  justiça   na  televisão   portuguesa.   Diariamente,   os espetadores puderam ver e participar na resolução dos mais variados litígios. O Juiz Decide foi um programa português exibido nas tardes da SIC, onde um juiz tomava a decisão de vários crimes, encenados. O programa rebentou a audiência, e colocou a SIC na liderança, no período da tarde.

4. Ponto de Encontro


O  grande  objetivo  foi  descobrir  e  reunir  familiares  e  velhos  amigos  que  a  vida  se encarregou de afastar,  com dignidade e respeito pelos sentimentos alheios. O Ponto de Encontro, apresentado por Henrique Mendes, com a sua experiência e sobriedade, fizeram deste programa, mais um sucesso SIC.

5. A Noite da Má Língua


Polémico e irreverente, Noite da Má-língua marcou a televisão em Portugal. Sem tabus mas com muito humor, Júlia Pinheiro e o leque de comentadores residentes atreveram-se a dizer o que a maioria apenas se atreve a pensar – sobre o país, a política e os políticos, o futebol e a sociedade. Um programa que tirou o sono a muita gente. 

6. Big Show SIC

  
O Big Show SIC é um progra que conta com atuações de vários artistas nacionais de um estilo de música que, por influência do cantor Emanuel (frequente convidado do programa), passou a ser chamado "pimba". Com este programa a SIC  conseguiu pôr um país inteiro  a discutir o pimba da questão, lançando os críticos e intelectuais contra o país real.  Foi apresentado por João Baião, que o celebrizou. Mais tarde, também José Figueiras e Jorge Gabriel deram a cara pelo formato.  

7. Malucos do Riso


Encenação de anedotas. Gargalhadas, anedotas e boa disposição para toda a gente. O lema é nunca perder o humor nem um só episódio de Os Malucos do Riso. Todas as semanas sucedem-se mais e melhores anedotas para fazer rir o país inteiro. Os inúmeros cenários (mais de 350) não passam despercebidos: do manicómio ao paraíso, parando no quarto de hotel e seguindo para a prisão, quase tudo é permitido nesta fantástica série cheia de animação.

8. Camilo e Filho


Este foi o primeiro grande sucesso de Camilo na SIC. Adaptado do original inglês Old Ned de Ron Grainer, esta "sitcom" conta a história das peripécias entre um pai e um filho. As principais personagens são o pai Camilo Chumbinho, interpretado por Camilo de Oliveira e o filho Alberto Chumbinho, intepretado por Nuno Melo. 

9. Agora Ou Nunca


Em troca  de dinheiro,  Jorge Gabriel propunha  aos concorrentes  que ultrapassassem os seus medos. Agora ou Nunca marcou uma era nos chamados reality shows. Na memória ficou a célebre prestação do participante  com a iguana na cabeça e a frase repetida em estúdio e depois no país inteiro: “Ponha, ponha, ponha…” 

10. Super Buereré


 
O Super Buéréré estreou em abril de 1996 na SIC e durou cerca de 3 anos. O programa passava aos sábados e domingos de manhã e foi criado pelo brasileiro Ediberto Lima. A ideia do programa foi baseada nos programas infantis brasileiros, nomeadamente o Xou da Xuxa. Produzido pela Ediberto lima Produções, foi apresentado pela cantora Ana Malhoa, que já era conhecida do público infantil, tendo vários discos editados desde 86.
 
11. Médico de Família


Em 1997 estreou a sitcom em que a comédia e o drama andaram lado a lado e onde as situações do dia-a-dia de um jovem médico e viúvo fizeram Portugal rir e chorar. Uma vivenda nos subúrbios, um centro de Saúde. Nestes dois locais desenvolve-se a ação de Médico de Família, uma série onde são retratadas situações do dia-a-dia de um médico. Com uma abordagem a temas sérios e actuais, situações reais com as quais todos nos identificamos, os problemas familiares e financeiros, a droga, o aborto, a sida, entre outros.

12. Herman SIC



Herman SIC foi, durante alguns anos, a sala de visitas da estação, onde semanalmente Herman José recebeu convidados dos mais variados quadrantes. Um talk show pontuado com momentos de humor e que contava com Maria Rueff, Joaquim Monchique, Ana Bola, Manuel Marques, Maria Vieira, entre outros.

13. Uma Aventura


Adaptação para televisão da série de livros juvenis com mais sucesso, nos últimos anos, em Portugal. Pedro, Teresa, Luísa, Chico e João formam um grupo destemido.Teresa e Luísa são duas gémeas “iguaizinhas como duas gotas de água” - não fosse a pequena diferença que teimam em esconder. Já Pedro é um excelente aluno, enquanto que Chico desdenha a escola preferindo praticar desporto. O grupo não fica completo sem João e o seu inseparável amigo Faial, o seu pastor alemão. Junta-se a eles ainda Caracol, o cão das gémeas. Juntos estão preparados para enfrentar os piores malfeitores, vivendo as aventuras mais incríveis, sempre ao encontro da justiça.

14. A Minha Família é Uma Animação


A família Dias tem algo que nenhuma outra se pode gabar de ter. Um desenho animado. De jeans, ténis e camisola às riscas, o Neco, é uma figura atrevida, de cabelo ruivo, muitas sardas, ar risonho e espevitado. Anima a vida de toda a família. Aparentemente todos eles são pessoas normais. Ao longo dos capítulos surgem problemas e aventuras relacionadas com o facto de viver com uma criança que é um desenho animado e o desafio que é ter que ocultar esse membro familiar à maioria das pessoas. 

15. SIC 10 Horas 



Talk-show matinal da SIC, apresentado por Júlia Pinheiro, e posteriormente, por Fátima Lopes. Este programa era constituído por música, histórias de vida, passatempos e muitas rubricas como a Tertúlia Cor de Rosa, a Crónica Policial, a rubrica de Astrologia apresentada por a Maya entre outras rubricas.

16. Masterplan

Um programa que marcou a estreia mundial de um formato original em que duas pessoas entregavam o seu destino às ordens de um ”Grande Mestre”. A vida dos concorrentes nunca mais seria a mesma. Com 134 episódios, este formato foi apresentado por Herman José e Marisa Cruz. O reality show celebrizou Gisela Serrano, que ficou conhecida como mulher-furacão.


17. Ídolos


Apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger entre 2003 e 2005, e posteriormente por Cláudia Vieira e João Manzarra, o Ídolos é um formato desenvolvido pela FremantleMedia. Ao longo de seis temporadas, o público português teve a oportunidade de decidir qual iria ser o seu próximo Ídolo Pop nacional, que assinaria um lucrativo contrato discográfico, para além do estrelato garantido.

18. Levanta-te e Ri

 
Seguindo a tradição da "stand-up comedy", forma de entretenimento muito popular em alguns países e que tem nos clubes noturnos o seu espaço habitual onde, num pequeno palco, apenas com microfone e um banco, o ator faz sozinho rir o público. Este programa é emitido e gravado em direto. 

19. Floribella


Floribella é uma história dos nossos dias. Ana Flor Valente é uma rapariga em tudo extraordinária. Sempre acreditou em fadas. Que elas não só existem como nos protegem e estão lá, nos momentos mais difíceis. Amor, ódio, vingança, ambição. Porque são parte integrante da nossa vida, porque os conhecemos de muito perto.

20. Contacto


Inicialmente com Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano, tendo depois sido apresentado por Maya e Nuno Graciano, cada um deles trouxe experiência única e pessoal para o novo formato original da SIC. Tudo, em quase 2 horas de emissão diária, onde novos e velhos, avós e netos, pais e filhos encontraram um ponto de encontro entre gerações.  

 
21. Zé Carlos


Este programa marcou o regresso dos Gato Fedorento à SIC. Com sketches gravados e apresentados num programa com público ao vivo, os Gato Fedorento conquistaram com uma boa dose de humor irreverente os domingos à noite dos portugueses.

22. Alta Definição


Entrevista numa abordagem intimista a um convidado central. Gravada em alta definição, num local especial escolhido pelo entrevistado. Cada programa pretende ser um retrato biográfico do convidado(a), que é desafiado(a) a apresentar-se sem maquilhagem, na sua mais pura essência. Conduzida por Daniel Oliveira, cada conversa pode ser complementada com imagens inéditas do protagonista, entre outros conteúdos.

23. Querida Júlia

Querida Júlia é um talk-show português transmitido na SIC, apresentado por Júlia Pinheiro. O programa marcou o regresso da apresentadora à SIC e que tinha várias rubricas diárias, contando com Hernâni Carvalho, Cláudio Ramos e Ana Marques, entre outros.  O programa acabou em Janeiro de 2014 para dar lugar ao formato também apresentado por Júlia Pinheiro mas com a companhia de João Paulo Rodrigues, Queridas Manhãs.

24. Peso Pesado


Peso Pesado é um reality show português que tem como foco ajudar pessoas com excesso de peso, fornecendo uma casa, treinadores, nutricionistas e outros médicos. O programa é a adaptação portuguesa do original The Biggest Loser, estreado em 1 de maio de 2011, na SIC. A apresentadora do concurso é Júlia Pinheiro. A segunda edição começou em setembro do mesmo ano e a apresentadora passou a ser Bárbara Guimarães. Em setembro de 2015 de iniciou-se a versão Teen, na qual concorrentes selecionados são adolescentes entre os 14-19 anos de idade.

25. Dancin' Days


Dancin Days torna-se a novela portuguesa mais bem sucedida de sempre na SIC, liderando nas audiências. É, até hoje, a telenovela mais vista de sempre, em média, na estação de Carnaxide. A história começa na noite de passagem de ano quando duas irmãs, Júlia (Joana Santos) e Raquel (Soraia Chaves), à data com 18 e 24 anos, saem com um grupo de amigos para comemorar a entrada no novo ano. Júlia acaba por confidenciar que está grávida. Ao regressarem a casa de carro, Raquel atropela um homem. Júlia acaba por assumir que era ela quem conduzia o carro e é presa, durante 16 anos, inocentemente.

26. Vale Tudo


‘Vale Tudo’ é um programa de entretenimento estreado em 2013, apresentado por João Manzarra. O formato combina humor e perícia através de provas inusitadas e engraçadas. Cada programa tem oito caras bem conhecidas do público português. Com mímica, canto, dança, improvisação e vários Quiz, os convidados (famosos) passam por uma série de provas onde mostram os seus talentos (alguns deles desconhecidos do grande público). O ‘Cenário Inclinado’ é um dos desafios mais emblemáticos do programa. Movimentar-se num décor com uma inclinação de 22,5º pode tornar-se complicado e ao mesmo tempo engraçado para quem vê.

27. O Programa da Cristina



Foi a 7 de janeiro de janeiro de 2019 que estreou na SIC o programa que viria a alterar por completo o panorama televisivo nacional. Depois de uma das transferências televisivas mais mediáticas dos últimos anos, Cristina Ferreira trouxe não só um formato inovador para a SIC, como foi a alavanca que faltava para a estação de tornar líder de audiências ao longo de todo o dia.  Neste programa, o cenário representa uma casa que pretende demonstrar um lado intimista da apresentadora. O objetivo é fazer com que os telespetadores se sintam na sua própria casa, através de um programa em que a boa disposição e as surpresas farão parte do dia-a-dia.