Header Ads

Segunda Opinião | Você na TV: A Maria sem o Manel

Foto: Direitos Reservados
Maria Cerqueira Gomes estreou-se a solo no Você na TV e o desafio não podia ter corrido melhor. Ao longo de uma semana, a apresentadora do Norte assumiu o comando do talk-show da TVI, enquanto Manuel Luís Goucha esteve de férias e provou que ainda tem muito para mostrar na estação de Queluz.

Desde que a nova dupla das manhãs se estreou, o programa só conseguiu vencer a concorrência nas três primeiras emissões, de 2 a 4 de janeiro. A partir daí, e desde a estreia de O Programa da Cristina, a SIC levou sempre a melhor. Você na TV perdeu a liderança que mantinha há mais de uma década e o reinado de Goucha nas manhãs chegou ao fim.

Muito se especulou sobre os verdadeiros motivos para as baixas audiências do formato. Primeiro, a razão principal que levou à queda do programa: a estreia de Cristina Ferreira na SIC. A verdade é que a curiosidade atraiu os espectadores a mudarem-se para o terceiro canal e o formato inovador de O Programa da Cristina veio trazer a fidelização da maioria do público das manhãs.

Por outro lado, outros dos motivos apontados é a falta de química de Goucha e Maria. Certo é que a apresentadora prometia trazer para o programa uma postura mais dinâmica e animada, embora fosse muito difícil afastar-se das inevitáveis comparações com a sua antecessora – que, ainda por cima, se tornara a principal concorrente no horário.

Maria Cerqueira Gomes manteve a sua vontade de fazer mais e melhor, e nem as críticas à falta de química com Manuel Luís, os baixos resultados do programa ou os seus problemas pessoais expostos na imprensa cor-de-rosa impediram a profissional de mostrar que, apesar de ser estreante num canal em sinal aberto, contava já com vários anos de experiência no daytime do Porto Canal.

Uma coisa não podemos negar: quem assistiu ao Você na TV durante a semana de férias de Manuel Luís Goucha não pôde deixar de reparar que a Maria que vimos a solo estava um pouco diferente da Maria que costuma estar ao lado do seu parceiro. Vimos uma Maria Cerqueira Gomes muito mais solta, com uma energia maior, engraçada, elegante, à vontade... na verdade, aquilo que todos esperávamos ter visto desde o início.

Diz-se que, por vezes, dois profissionais podem ser excelentes, mas, quando se juntam enquanto dupla, não resultam tão bem. Poderá não ser exatamente o caso dos apresentadores do Você na TV, mas o que é certo é que Goucha terá de saber dar ainda mais espaço à sua colega para que esta continue a brilhar da mesma forma, mostrando a sua segurança e experiência, tal como aconteceu nesta semana já referida. 

Maria Cerqueira Gomes tem ainda muito a dar na TVI e, depois destes meses de adaptação a um novo formato, a uma nova rotina e a um novo parceiro televisivo, esta semana poderá ter sido o momento-chave para se revelar definitivamente ao público. Os resultados poderão não subir muito para já, mas Maria já provou que poderá ser aposta da estação num futuro próximo noutros formatos, para além do Você na TV.


Segunda Opinião - 143ª Edição 
 Uma rubrica em parceria com o