Header Ads

Leiria Film Fest arranca hoje com forte presença feminina

Foto: visiteleiria

O Leiria Film Fest arranca hoje, numa edição marcada pela forte presença feminina em todos os filmes seleccionados para o festival internacional de curtas-metragens, que se prolonga até domingo.

Ao longo dos cinco dias, serão exibidos 55 filmes, na maior edição de sempre do festival sendo que, de acordo com a organização, os problemas das mulheres são a linha comum a muitos deles "Há filmes sobre violação, tráfico humano, questões de género.".

Também os 6 filmes da sessão competitiva de ficção seleccionados, têm todos protagonistas femininos. 

A organização refere ainda que, ano após ano tem havido, igualmente, um crescente peso feminino na área da realização, tendo sido criada, nesta 6ª edição, uma sessão dedicada a cinema português no feminino, em que serão escolhidas as quatro melhores curtas-metragens do ano, assinadas por realizadoras portuguesas.

Das cerca de mil candidaturas, irão a concurso vinte e quatro filmes, nas secções de animação, documentário e ficção, havendo 12 estreias em Portugal. Os restantes filmes a exibir estão integrados em sessões especiais.

A sessões competitivas do Leiria Film Fest começam na quinta-feira, dia 21, e os vencedores serão anunciados no sábado, dia 24. Domingo, dia 25, são exibidos os filmes vencedores.