Header Ads

Segunda Opinião | O Programa da Cristina


O Programa da Cristina estreou a 7 de janeiro e foi, sem dúvida, uma das novidades mais esperadas do ano de 2019. O formato marca também a chegada da apresentadora à SIC.

O programa tinha como mote principal a recriação de uma casa. Cristina Ferreira mostrou a sala, o quarto, a cozinha, a casa de banho e a garagem. É um cenário enorme, que pretendia revelar a grandiosidade do formato. Contudo, na primeira emissão ficou um pouco por esclarecer o que se iria passar nas outras divisões, estas pareciam um pouco desnecessárias- sendo que grande parte do programa foi na "sala de estar". O cenário não deixa de ser bastante bem feito, com cores suaves e que representam bem uma casa.

Nesta estreia, vimos uma Cristina diferente. A apresentadora cortou o cabelo. Contrariamente às promoções, onde aparecia com um cabelo enorme, Cristina Ferreira surge com um corte arrojado, bem parecido ao de Fátima Lopes, para termos uma ideia mais clara. A Tininha prometeu não baixar o tom de voz e assim foi, continua a falar alto, mantendo a essência. Não há muito a comentar acerca da prestação da apresentadora, pois esta manteve o registo da TVI- que é o seu registo normal. Para alguns é uma prestação má, para outros excelente. A verdade é que em Portugal é reconhecida pelo seu trabalho.

Cristina Ferreira teve um sonho realizado: a sua ideia foi avante e a apresentadora tem agora uma casa, que é o seu programa. É impossível falar desta estreia sem falar da coragem de Cristina para mudar. A verdade é que na TVI tinha sucesso garantido, tinha conforto. Mas Cristina queria mais e foi atrás dos seus sonhos. Independentemente de se gostar dela ou não, a verdade é que todos deveriamos admitir que teve coragem em mudar e que só por isso tem mérito. Não seriam todos os profissionais com essa coragem. 

Quanto aos conteúdos do programa, já sabíamos que este seria de entrevistas e histórias de vida. Os temas da primeira emissão (que devem marcar as outras emissões) foi mais sério e com conversas profundas, de muita emoção. O Programa da Cristina, contudo, mostrou uma enorme semelhança com Júlia, pois ambos os talk shows têm um ADN pesado. O formato mistura conversas sérias com as típicas dicas de saúde/bem-estar dos talk shows. Essa passagem de temas pesados para descontraídos não ficou muito boa. Ainda há margem para o improviso, como vimos com Raminhos, algo já feito em "Queridas Manhãs", por exemplo, mas que resulta sempre.

O Programa da Cristina já estreou e amanhã ficaremos todos colados ao computador para ver quem ganhou: SIC ou o Você na TV!. A luta será renhida, com vantagem para o canal de Carnaxide, por ter a novidade. Nos próximos dias será possível avaliar melhor o desempenho dos formatos da manhã, pois acabam por entrar no mesmo pé de igualdade: a novidade passou e o público começa a decidir. Será que Cristina Ferreira consegue destronar o Você na TV!, que ela própria ajudou a fidelizar o público durante mais de 10 anos?

Segunda Opinião - 138ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/