Header Ads

Segunda Opinião | "O que esperar de 2019?"


O novo ano ainda não chegou mas as nossas generalistas já anunciaram os seus principais trunfos para 2019, um ano que ficará marcado pela mudança e novidade em todos os canais, principalmente nas privadas. 

A RTP1 vai continuar a apostar na renovada "Praça da Alegria", que traz a essência do Porto ao canal público. O objetivo é recuperar o sucesso do programa de Sónia Araújo e Jorge Gabriel. As tardes ficarão a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, que terão um "Agora Nós" renovado em termos de conteúdo e, provavelmente, de imagem. 

Os talk shows viram os seus números melhorarem no último mês, o que significa que serão apostas seguras de 2019. Também seguro está "O Preço Certo", que começou a dar prémios aos espectadores de casa. O fim de "DDT: Donos Disto Tudo" já foi anunciado e gerou algumas controvérsias, mas o formato vai mesmo chegar ao fim. Na informação, "Prós e Contras", Sexta às 9" e "Linha da Frente" terão novas edições. O "Festival da Canção" será aposta mais um ano pelo grupo RTP. 

A RTP2 continuará a apostar em "Apaga a Luz para eu te Ouvir", um programa de língua gestual, que segue a linha do canal em apostar em conteúdos diferenciados. Também no canal 2, já com 50 anos, chegam novos desenhos animados ao "Zig Zag" e novas edições de "Sociedade Civil" e "A Fé dos Homens". Documentários e séries estrangeiras continuarão no ADN, assim como o clássico "Desporto 2". A informação segue com "Jornal 2". 

Na SIC, a grande revelação do ano será a estreia de Cristina Ferreira em "O Programa da Cristina". O canal já anunciou uma nova temporada de "Casados à Primeira Vista" e "O Carro do Amor", que esta com data de estreia marcada para o inicio do próximo ano. "Júlia" continuará a ser o talk show das tardes e terá "Avenida Brasil" no período das 18h. Para já, sabe-se que a sucessora de "Vidas Opostas" terá Inês Castel Branco e Diogo Amaral. Ao sábado "Alta Definição" vai continuar, assim como "Fama Show" ao domingo, que volta a receber Cláudia Borges, depois da gravidez. 

O canal de Queluz de Baixo vai estrear um novo "Você na TV!", que chega com Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha. O formato terá novas rubricas e comentadores, dos quais não sabe muito acerca. As tardes, com o "A Tarde é Sua" ganharão um novo cenário e grafismo. "Remédio Santo", que não tem conquistado os espectadores, deve mudar de horário ou ganhar uma nova parceira para aumentar o inicio de tarde. Já "Apanha se Puderes" chegará ao fim para uma nova temporada de "Morangos com Açúcar". 

2019 deve ser o ano de estreia de "First Dates" e também a continuação de "Conta-me como És". Para já não se sabe se "Selfie" ficará no ar, nem como a TVI vai organizar os sábados, visto que "Apanha se Puderes" vai sair da programação. Aos domingos o "Somos Portugal" terá o mesmo destaque. "Dança com as Estrelas" continua no ar e o seu sucessor está em aberto, mas a escolha deve recair em "Secret Story 8". A ficção deve contar com a continuação de "Onde está Elisa?". 

O ano de 2019 trará novidades e a continuação da luta pela subida de audiências dos canais em sinal aberto. A SIC e a TVI continuarão a lutar pelo primeiro lugar, enquanto a RTP deve manter a terceira posição. Uma nova medidora de audiências vai agitar o mercado televisivo e substituir a GFK/Caem. Com tudo isto, é caso para dizer: o novo ano, promete.


Segunda Opinião - 136ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/