"3 Mulheres" estreia dia 26 de outubro na RTP1
3 Mulheres é a nova série de ficção da RTP1 que, a partir das biografias e da intervenção cultural e cívica de Natália Correia, Snu Abecassis e Vera Lagoa, recorda os últimos anos do Estado Novo. A estreia acontece no dia 26 de outubro, sexta-feira, pelas 22h30.
O primeiro episódio passa-se em 1961. A edição e publicação de "Cântico do País Emerso", de Natália Correia pelo escritor e editor Luiz Pacheco. O lançamento ocorre no primeiro bairro da lata de Lisboa, o Bairro da Alegria. Este lançamento é um gesto estético e político numa altura em que o regime ditatorial que governa o país endurece posições.
A visita da jovem nórdica, Ebba Merete Seidenfaden, de alcunha SNU - em dinamarquês "esperta"- ao país do marido, Vasco Abecassis. Portugal, um país periférico, com uma guerra colonial que acaba de eclodir, e a viver sob um regime ditatorial, fá-la redobrar a atenção com que escuta e forma opiniões.
Para isso contribuirá a observação que faz do próprio ambiente dos Abecassis, desde as empregadas (o filho de uma cozinheira parte para a guerra em Angola) ao círculo social, diversificado mas elitista.
Mariano, um jovem sem os estudos concluídos, protegido por um Padrinho que trabalha na Censura, candidata-se, recebe instrução e entra para os quadros da Pide. Prisão do jornalista e professor José Manuel Tengarrinha. Maria Armanda Falcão, sua mulher, assiste à devassa da sua casa pela Pide.
Produzida pela David & Golias e realizada por Fernando Vendrell, a série conta com Maria João Bastos, Soraia Chaves e Victoria Guerra nos papéis principais. Em setembro, foi nomeada para o Prix Europa - The European Broadcasting Festival na categoria "Televisão".
Do elenco fazem ainda parte nomes como Fernando Luís, Afonso Lagarto, João Jesus, Pedro Lamares, Ana Padrão, João Lagarto, Filipa Areosa, Isac Graça, Vicente Wallenstein e Hugo Franco, entre outros.
Comente esta notícia