Header Ads

TVCine dedica programação especial ao "Festival de Curtas de Vila do Conde"

Direitos Reservados

O  26º Festival de Curtas de Vila do Conde decorre de 14 a 22 de julho e, antes do início do Festival, os canais TVCine trazem uma seleção do melhor que já passou por um dos mais prestigiados eventos de curtas-metragens do país. 

São 45 minutos e 4 filmes multipremiados, que lançam o mote para uma edição repleta de novidades. A exibição em televisão acontece no dia 13 de julho, sexta-feira, a partir das 20h45, no TVCine2.

Pelas 20h45, vai para o ar Min Börda/O Meu Fardo de Niki Lindroth von Bahr, vencedor do Grande Prémio Animação do festival no ano passado é um dos filmes já confirmados neste especial. Trata-se de um musical sombrio, que se desenrola num mercado moderno, junto a uma autoestrada. Os vários comerciantes lidam com o tédio e a ansiedade com alegres performances musicais. O apocalipse torna-se tentadoramente libertador.

Às 21h05, é a vez de Thursday Night, de Gonçalo Almeida, ser exibida.A curta-metragem estreou em Vila do Conde, foi selecionada para Sundance, sendo o segundo filme português a ter acesso ao mítico festival, e estando a fazer atualmente um sólido percurso a nível internacional. Inspirado no álbum 'Thursday Afternoon' (1985), de Brian Eno, Thursday Night é um thriller protagonizado por duas cadelas.

Logo depois é exibido, Retouch, de Kaveh Mazaheri, que conta a história de Maryam. Ela está em casa quando ouve o marido a chamá-la de outro quarto. Ele teve um acidente de halterofilismo e precisa de ajuda ou pode morrer. Só Maryam pode salvá-lo.

Finalmente, às 21h40, Los Desherados de Laura Ferrés é uma curta documental sobre uma fase da vida do pai da realizadora, quando enfrenta o fim de um negócio familiar. Pere Ferrés tinha 53 anos e uma empresa de autocarros. A falta de dinheiro leva-o a ter que realizar despedidas de solteiro, nas quais os clientes destroem os autocarros, mas ele não esta disposto a perder a sua dignidade.