Header Ads

"Negação" estreia no TV Cine 1


Esta é a história verídica de Deborah Lipstadt, professora, historiadora e especialista americana no Holocausto e do processo movido pelo negacionista britânico David Irving em que teve que provar o que nunca deveria ter sido necessário: que o Holocausto existiu. 

Deborah Lipstadt (Rachel Weisz), professora e académica americana, dedicou o seu estudo ao tema do Holocausto. Entre as suas publicações e palestras, Lipstadt acusou David Irving (Timothy Spall), um teórico inglês, de negar a existência da chama solução final. 

Lipstadt sempre se mostrou disponível para discutir opiniões sobre o Holocausto, mas nunca sobre a sua não existência. Irado, Irving apresentou queixou por difamação num tribunal britânico. A lei inglesa tem a particularidade de colocar o ónus da prova no acusado, ou seja, deve ser ele a provar a sua inocência e a imputar responsabilidades ao acusador. 
Por outras palavras, a impulsiva Deborah Lipstadt viu-se na obrigação de ter que provar perante os tribunais britânicos algo que nunca deveria ter sido necessário fazer: que o Holocausto existiu e que milhões de judeus foram exterminados nos campos de concentração. O filme conta a história deste julgamento. 

Negação, de Mick Jackson, estreia a 10 de fevereiro, sábado, às 21h30, no TV Cine 1.