Header Ads

"Sob a Areia" estreia no TV Cine 2


Sob a Areia, de Martin Zandvliet, nomeado ao Óscar Melhor Filme Estrangeiro e vencedor em vários festivais de cinema, conta esta história verdadeira de milhares de jovens alemães, que se viram obrigados a desmantelar as minas colocadas pelos nazis nas praias da costa da Dinamarca.

Quando a II Guerra Mundial terminou ficou um rasto de destruição pela Europa, destruição humana e destruição de cidades. Mas houve pelo menos duas coisas que continuaram: o ódio, agora visceralmente dirigido aos alemães, e as minas antipessoais deixadas pelos nazis um pouco por todo o continente. Esses dois elementos aliam-se em Sob a Areia. 

A costa da Dinamarca terá sido uma das regiões onde foram colocados mais engenhos, já que era nas suas praias que os nazis contavam que os Aliados desembarcassem. Quando o conflito cessou, centenas de jovens alemães foram entregues ao exército dinamarquês, que decidiu que estes rapazes, alguns pouco mais que adolescentes, teriam a missão de desmantelar as minas. 
Em condições desumanas, sem alimentação devida, com as mãos desprotegidas, os jovens viram-se obrigados, em risco de vida, a limparem as praias da costa dinamarquesa. Mais, foram alvo do ódio visceral que dominou a Europa na altura, o mesmo tipo de sentimento negativo que alimentou Hitler. 

Sob a Areia estreia a 3 de janeiro, às 22h, no TV Cine 2.