Header Ads

"Elementos Secretos" estreia no TV Cine 1


Por vezes é preciso procurar soluções originais e nada óbvias. Mesmo que isso signifique que o sucesso da missão espacial da NASA de colocar um homem no espaço em 1961 dependa de mulheres negras, logo dois grandes obstáculos, que pareciam impossíveis numa sociedade conservadora, machista e racista. 

Na década de 1960, a NASA possuía um departamento especial para as pessoas de cor. Não tinham acesso ao edifício principal, tinham uma casa de banho específica e eram vistos de lado pelos restantes trabalhadores brancos. 

Quando a União Soviética anunciou crescentes sucessos no programa, que visava colocar pela primeira vez um homem no espaço, a pressão aumentou sobre a NASA. 
Al Harrison (Kevin Costner), um dos diretores da agência espacial americana, viu-se obrigado a procurar os melhores dos melhores e foi no departamento das pessoas de cor que encontrou Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, nomeado ao Óscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária) e Mary Jackson, que se revelaram três brilhantes matemáticas e engenheiras que ajudaram ao sucesso da missão. 

Elementos Secretos conta a história verdadeira de como as mulheres, ainda por cima negras, eram segregadas na década de 1960 na NASA: não tinham acesso a reuniões, decisões ou o que quer que fosse, tinham que caminhar centenas de metros só para irem a uma casa-de-banho específica e eram muitas vezes confundidas com as empregadas de limpeza. 

Elementos Secretos estreia a 12 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, no TV Cine 1.