Header Ads

"Jacinta" é emitido esta sexta-feira à noite na TVI


No ano em que se comemorou o centenário das Aparições de Fátima, a TVI estreou, nos cinemas e em televisão, a produção portuguesa Jacinta. Esta sexta-feira, dia 8 de dezembro, a história volta a ser emitida, pelas 22h45.

O filme que deu origem a uma versão televisiva (uma minissérie composta por dois episódios) é escrito por Manuel Arouca e realizado por Jorge Paixão da Costa.

Em Jacinta, o fenómeno das Aparições de Fátima, em 1917, não nos é dado por uma visão teológica. O importante é o impacto que esse mesmo mistério teve nos 3 pastorinhos, em particular em Jacinta. 

Um ponto de vista essencialmente humano de uma criança que se diz ter sido tocada pelo transcendente. O espetador vai acompanhando, através da série, a forma como a personalidade de Jacinta se vai modificando e tocando os que estão à sua volta.


Também, seguindo a história de Jacinta, temos uma visão do sofrimento que atinge milhares e milhares de crianças por esse mundo fora. Jacinta insere-se numa época rica em acontecimentos históricos como a 1 ª Guerra Mundial e a 1 ª República em Portugal. 

Matilde Serrão, Henrique Melo, Renata Belo, Dalila Carmo, António Pedro Cerdeira, Rita Salema, Almeno Gonçalves, Filipe Vargas, Graciano Dias, Paula Lobo Antunes, Rodrigo Paganelli e Miguel Monteiro são os atores que compõem o elenco principal.

O filme foi a película nacional mais vista nos cinemas em 2017, acumulando 45.561 espectadores. No top dos filmes nacionais mais vistos do ano, segue-se Perdidos, de Sérgio Graciano, com 43.544 espectadores. São Jorge, de Marco Martins, fecha o pódio com 41.970 espectadores.