Header Ads

"Carta a uma Sombra" estreia hoje à noite na RTP2


O documentário realizado por Daniela Abad e Miguel Salazar estreia hoje, dia 30 de novembro, ás 23h00, na RTP2. Carta a Uma Sombra fala-nos sobre a vida e morte de Héctor Abad Gómez, médico colombiano e defensor dos direitos humanos, assassinado em Medellín.

Héctor Abad Faciolince publicou El olvido que seremos, em 2006, um relato doloroso da vida e morte do seu pai – Héctor Abad Gómez, pioneiro no campo da prevenção e da Saúde Pública.

Veemente defensor dos Direitos Humanos, foi assassinado a sangue frio nas ruas de Medellín, em 1987, por um homem contratado, depois de ter feito denúncias contra grupos paramilitares que cometeram crimes seletivos contra líderes sociais, tanto em Antioquia como no resto da Colômbia, mais especificamente contra membros e apoiantes da União Patriótica.

Este documentário reconstrói a história do livro, entrando nos espaços mais íntimos dos Abad, graças a um precioso e organizado arquivo familiar. Entre as memórias pessoais e o registo histórico, numa “batalha contra o esquecimento e a desmemória”, Carta a una sombra apresenta um retrato arrepiante da violência política que afligiu a Colômbia e produz uma radiografia da sociedade colombiana a partir da intimidade da luto da família Abad Faciolince.

O filme venceu o Prémio do Público e o Prémio Especial do Júri do Comité Oficial de Cinema Colombiano no Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, em 2015.


Sem comentários