Header Ads

"Uma Turma Difícil" hoje à noite na RTP2


A RTP2 exibe esta segunda-feira, às 23h40, o filme francês Uma Turma Difícil, que fala sobre os desafios da educação, baseado numa história verídica. A película de 2014 é realizada por Marie-Castille Mention-Schaar.

O filme conta a história de  Anne Gueguen (Ariane Ascaride), uma professora que trabalha sob o desrespeito, violência e falta de perspetivas dos seus alunos. Dando aulas numa escola parisiense, esta tem de lidar com a mais complicada e problemática das suas turmas.

Os alunos, adolescentes de diferentes origens, parecem ter pouco em comum para além da pouca vontade de aprender. A docente, ao ver as suas alternativas de ensino esgotarem-se a cada dia, propõe-lhes um desafio: entrarem num concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Uma experiência que os irá transformar…

Em 2015, a interpretação de Ahmed Dramé valeu-lhe a nomeação para o Prémio César de Ator Promissor.  Uma Turma Difícil conta com um elenco composto por nomes como Ariane Ascaride, Ahmed Dramé e Noémie Merlant, sendo escrito por Ahmed Dramé e Marie-Castille Mention-Schaar. A música é de  Ludovico Einaudi.