Header Ads

RTP vai emitir a adaptação teatral de "A Clarabóia" de José Saramago

Foto: A Barraca
A peça de teatro, que esteve em cena no teatro A Barraca, vai ser emitida em 2018 na RTP2. O objetivo é assinalar os vinte anos da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago.

A Clarabóia trata-se de uma adaptação para teatro do romance homónimo de José Saramago. O projeto é uma coprodução de A Barraca com a RTP e as gravações da peça já aconteceram. Maria do Céu Guerra é a encenadora. "Fiz algumas peças para televisão e tem sido uma coisa extraordinária", referiu a atriz em declarações à RTP. 

Para Pilar del Río, mulher do escritor, esta "é uma grande ideia" e "um ponto de início da leitura de José Saramago, mas sobretudo e, basicamente, vai ser a memória de um tempo passado que muitos espectadores irão reconhecer e irão reconhecer-se a si próprios".

O livro A Clarabóia foi o primeiro de José Saramago a ser publicado depois da morte do escritor e passa-se no início dos anos 50. A história fala do dia-a-dia dos moradores de um prédio em Lisboa, num tempo em que Portugal vivia o Estado Novo.

A peça conta com nomes como Adérito Lopes, Carolina Parreira, Carlos Sebastião, Fernando Belo, Guilherme Lopes, Hélder Costa, Maria do Céu Guerra, Paula Bárcia, Rita Lello e Sónia Barradas, entre outros.