Header Ads

"Especial O 4º Poder" estreia no TV Cine 3


No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, os Canais TV Cine & Séries dedicam a sua programação a jornalistas, editores e produtores e a todos que pugnam pelo apuramento da verdade dos factos e das notícias. 

O Especial O 4º Poder começa às 16h10, com O Caso Spotlight, Tom McCarthy. A história verídica de uma equipa de jornalistas do The Boston Globe, que denunciou dezenas de casos de pedofilia conhecidas do Arcebispo local conquistou a Academia e a crítica e arrecadou o Óscar de Melhor Filme e Melhor Argumento Original. A equipa, liderada por Michael Rezendes (Mark Ruffalo) e Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton), conseguiu publicar a história em 2002, tendo recebido o Prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003, numa investigação que remontava a 1993. 

E se o Presidente George W. Bush tivesse fugido ao serviço militar obrigatório durante a altura da Guerra do Vietname e tivesse obtido tratamento especial por ser filho de quem é? Esta é a premissa de uma reportagem exibida em 2004 no programa 60 Minutes Wednesday, antes das eleições presidenciais, cujas fontes foram atacadas e descredibilizadas mal a emissão arrancou. Verdade, de James Vanderbilt, é a história inspirada no trabalho do mítico pivot televisivo Dan Rather (Robert Redford) e da produtora do programa, Mary Mapes (Cate Blanchett), que deram o corpo às balas por este furo jornalístico. 

Cidade Louca, de Costa-Gavras, chega às 20h30, um filme conta a história de um jornalista, Max Brackett (Dustin Hoffman), que consegue o furo da sua vida ao estar no interior de um museu onde um homem, Sam Baily (John Travolta), acabado de ser despedido, faz vários reféns, entre eles um grupo de crianças. Baily ameaça a vida de todos, já que está armado e fora de controlo, servindo Brackett como mediador com a polícia, ao mesmo tempo que vai cobrindo a história para o canal de televisão onde trabalha.

Segue-se Manobras na Casa Branca, de Barry Levinson. O Presidente dos Estados Unidos é apanhado em falso com rumores de uma relação fora do casamento com uma menor, poucas semanas antes das eleições. É preciso criar uma manobra de diversão, gizada pelo melhor spin doctor de Washington, Conrad Brean (Robert De Niro), que decide que a administração americana vai simular uma guerra com a Albânia. Para dar maior realismo à encenação Brean vai contratar o melhor produtor de Hollywood, Stanley Motss (Dustin Hoffman, nomeado ao Óscar de Melhor Ator), que vai criar um verdadeiro cenário de guerra, uma órfã que simbolize a crueldade albanesa (Kirsten Dunst) e até um hino de apoio às vítimas. 

O Especial O 4º Poder termina às 22h30, com Escândalo na TV, de Sidney Lumet, vencedor de quatro Óscares, para Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway), Melhor Atriz Secundária (Beatrice Straight) e Melhor Argumento Original (Paddy Chayefsky). O filme conta a história de um apresentador de notícias televisivas que, perante a ameaça de despedimento por más audiências, anuncia em direto que se vai suicidar. Os editores e responsáveis pelo canal, em vez de colocarem cobro à história, deixam-no continuar no ar, já que as audiências começam subitamente a subir. 

Especial O 4º Poder, para ver a 3 de maio, a partir das 16h10, no TV Cine 3.