Header Ads

José Milhazes lança o livro "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes"


O livro "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes", do jornalista José Milhazes é editado pela Oficina do Livro e já está à venda em todo o país. 

Neste livro de memórias, o jornalista conta como saiu da Póvoa de Varzim, em 1977, para estudar História em Moscovo e esteve lá quase 40 anos acompanhando a passagem da URSS à Rússia de Putin.

“Naquela altura, mais precisamente no dia 9 de Setembro de 1977, os comboios da linha Póvoa de Varzim-Porto ainda eram movidos a carvão e foi num deles que se iniciou, nessa data, a minha longa viagem. A mala era leve porque, além de não haver dinheiro para mais, eu estava convencido de que não se ia para o ‘Paraíso Terrestre’ com a casa às costas, porque nesse lugar não costuma faltar nada, à excepção do pecado", explica Milhazes.

O homem, que quis ser padre, fugia ao destino de pescador na Póvoa de Varzim, onde nascera em 1958. Tradutor de autores clássicos e políticos russos, admite agora que nunca pensou ser jornalista, algo que aconteceu, por acaso, quando lhe pediram crónicas para a TSF, Público e depois para a SIC. Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é autor de diversos livros. 

Viveu em Moscovo entre 1977 e 2015. "Quando se vive tanto tempo longe de Portugal, compreende-se de forma muito profunda que temos o melhor país do mundo, mas também que se entende quão mal gerido ele é. E é pena." É actualmente comentador político da SIC e da RDP, e colunista do jornal Observador.