Header Ads

"Raid the Cage". Conheça a mecânica do novo programa da TVI


Raid the Cage é o nome do novo concurso da TVI.  Cristina Ferreira e Pedro Teixeira são os apresentadores e o formato estreia em março, indo para o ar às 19h, de segunda a sexta.

Em cada programa, uma dupla de concorrentes participa num jogo de perguntas e desafios físicos com o objetivo de ganhar o maior número possível de prémios. Neste game show, os participantes devem fazer uso da inteligência e da rapidez.

Um dos concorrentes responde a perguntas de cultura geral aleatórias, com respostas de escolha múltipla, enquanto o outro coleciona prémios que vai retirando de uma gaiola gigante, de acordo com o tempo conquistado com cada resposta certa. Todos os prémios retirados da montra de prémios – a gaiola – são convertíveis em dinheiro, sendo o valor correspondente acumulado ao longo das 10 etapas que compõem o desafio. 

O programa consiste numa sequência de 10 rondas compostas por dois tipos de desafios: 
  • As perguntas de cultura geral que têm sempre quatro hipóteses de resposta, sendo apenas uma delas a correta 
  • As provas físicas que variam conforme o grande premio para o qual a dupla está a jogar. Todas as provas requerem rapidez, agilidade e alguma perspicácia para escolher prémios que se possam transportar facilmente, mas que sejam simultaneamente valiosos.
Por cada resposta certa do participante A, o participante B ganha x segundos de acesso à montra de prémios.

Para tornar tudo mais desafiante, os participantes podem optar por responder à pergunta imediatamente ou utilizar um dos trunfos disponíveis, que funcionam como uma “boia de salvação”: 
  • Troca de questão: o concorrente pode pedir uma nova pergunta 
  • Troca de papéis: os dois participantes podem trocar de lugar, mantendo os novos “papeis” até final. 
  • Opções – Em rondas especificas (perguntas 5 e 9 ), os participantes podem conferenciar e decidir se querem continuar o jogo ou parar e ficar com o valor conseguido até ao momento