Header Ads

"E Se Fosse Consigo?" premiado pela ILGA Portugal


O programa da SIC, E Se Fosse Consigo, foi um dos premiados na edição deste ano nos Prémios Arco-íris 2016, uma iniciativa da ILGA Portugal. A cerimónia de entrega dos troféus aconteceu a 13 de janeiro, no Estúdio Time Out – Mercado da Ribeira.

Da autoria da jornalista Conceição Lino, o programa E Se Fosse Consigo? testa a nossa capacidade de intervenção perante situações de discriminação. Depois do sucesso que atingiu junto do público, o formato da SIC regressa em 2017 com uma nova temporada.

Num dos episódios, a homossexualidade foi o tema em questão. No programa do dia 9 de maio de 2016, a situação criada pela produção mostra um casal de rapazes a ser insultado e desrespeitado em público por uma mulher que não aceita que eles estejam abraçados ou de mãos dadas.

O objetivo era mostrar até que ponto alguém está disposto a parar com as palavras agressivas e com a humilhação dos jovens. A experiência foi encenada por atores, mas representa uma situação bastante real e frequente, quesionando até que ponto os portugueses são homofóbicos.

O formato foi ao encontro de uma campanha lançada pela Associação Amplos (Associação de Mães e Pais Pela Liberdade de Orientação Sexual), na qual duas mulheres se abraçam, trocam carícias, gestos carinhosos e , num primeiro momento, parecem um casal. Afinal, são mãe e filha e querem passar uma  mensagem: "Isto é amor. Isto é o que parece". 

Para além do programa, também o apresentador Rui Maria Pêgo foi distinguindo nos Prémios Arco-Íris. A premiação acontece depois de se assumir a sua homossexualidade no seguimento do atentado de Orlando e já depois de vários posicionamentos públicos contra a homofobia e a transfobia.

No cinema, o filme Jogo de Damas, de Patrícia Sequeira, foi também distinguido. Rita Blanco, Maria João Luís, Ana Nave, Ana Padrão e Fátima Belo constituem o elenco da história escrita por Filipa Leal e realizada por Patrícia Sequeira. Este é um filme de mulheres e sobre mulheres que nos vem lembrar que a orientação sexual continua a estar bem no centro dos conflitos familiare.