Header Ads

"13 Horas – os Soldados Secretos de Benghazi" estreia no TV Cine 1


13 Horas – os Soldados Secretos de Benghazi, de Michael Bay apresenta-se como a história verdadeira não contada de um grupo de soldados das forças especiais que defendeu a estrutura de missão americana em Benghazi a 11 de setembro de 2012, 11 anos depois dos ataques às Torres Gémeas. 

Em 2012, quando quase todos os países já não estavam diplomaticamente representados na Líbia, cuja capital Benghazi era considerada uma das mais perigosas do mundo, os Estados Unidos continuaram presentes, não através de um consulado oficial, mas sim com uma estrutura de missão. O embaixador J. Christopher Stevens (Matt Letscher) fez questão de continuar no local, que distava cerca de um quilómetro de uma unidade da CIA, controlada por um corpo privado de soldados, os Global Response Staff (GRS). 
O dia 11 de setembro aproximava-se e as memórias do ataque às Torres Gémeas em 2001 tornam-se sempre mais vividas neste período de tempo. Em vésperas do aniversário do dia fatídico, o embaixador repara em pessoas suspeitas a observarem a mansão onde estava instalada a estrutura de missão americana e a tirarem fotografias. Avisa os seus soldados mas a verdade é que a 11 de setembro, o local é atacado por forças rebeldes. O pânico instala-se e as autoridades americanas parecem não estar preparadas para responder, hesitantes em agir, ou simplesmente conscientes que não têm jurisdição no país. Apenas um grupo de soldados avançou à revelia das chefias, seis comandos do GRS. 13 Horas – os Soldados Secretos de Benghazi conta a história da noite infernal destes seis soldados e de todos os que permaneceram à espera de auxílio externo, a 11 de setembro de 2012, na estrutura de missão americana na capital da Líbia. 

13 Horas – os Soldados Secretos de Benghazi estreia a 15 de janeiro, domingo, às 21h30, no TV Cine 1.