Header Ads

"Cartas da Guerra" já estreou nos cinemas portugueses


Estreou esta quinta-feira, dia 1 de setembro, no circuito comercial, o filme português Cartas da Guerra. Realizado por Ivo M. Ferreira, conta com Margarida Vila-Nova e Miguel Nunes nos principais papéis.

O filme está em exibição em mais de vinte salas e conta uma história de amor que é também a visão do realizador sobre a Guerra Colonial. A narrativa resulta de um argumento de Ivo M. Ferreira e de Edgar Medina, a partir do livro D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto: Cartas da Guerra. Esta compilação de cartas foi escrita por António Lobo Antunes, na altura um jovem alferes destacado para Angola, para a mulher.

A história passa-se em 1971, quando António (Miguel Nunes), de 28 anos, é incorporado no exército português para servir como médico numa das piores zonas da Guerra Colonial, no Leste de Angola. Longe de Maria José (Margarida Vila-Nova), a mulher amada que se viu obrigado a deixar, ele vai matando as saudades através de longas cartas que durante dois anos lhe escreve. Através delas, o espetador vai conhecendo o homem solitário por detrás do soldado, as suas angústias, desejos e esperanças.

Depois da estreia internacional na edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim,  o filme marcou presença em diversos festivais, em países como a Colombia, Macau, Hong Kong, Austrália, China ou Grécia. Em Portugal, foi exibido pela primeira vez no IndieLisboa 2016, numa sessão especial que aconteceu a 25 de abril.