Header Ads

RTP Memória exibe minissérie "O Segredo de Miguel Zuzarte"

https://hoptelevisao.com/wp-content/uploads/2020/02/6-O-Segredo-de-Miguel-Zuzarte.png
Foto: HOP!
A RTP Memória irá exibir a minissérie portuguesa O Segredo de Miguel Zuzarte, desenvolvida pela produtora HOP, a partir do romance de Mário Ventura. Realizada por Henrique Oliveira, a produção conta com Ivo Canelas, Catarina Avelar, Luís Alberto, António Cordeiro, Ana Nave, entre outros. Este projeto foi criado no âmbito das comemorações do 5 de outubro em 2010 e volta agora a ser exibido a partir do dia 11 de dezembro, sábado, às 21h00.

O Segredo de Miguel Zuzarte passa-se numa aldeia perdida do Alentejo, onde um telégrafo e um comboio são as únicas ligações com o mundo e com a política da capital. Quando o telegrafista de São Lourenço morre, é delegado para a função Miguel Zuzarte (Ivo Canelas), natural de Lisboa, monárquico e que, chega à aldeia a 4 de Outubro, a véspera da proclamação da República.

Miguel é recebido com bondade mas também com alguma desconfiança pela população, por ser de Lisboa, mas rapidamente se entendem todos, pois Miguel Zuzarte é familiar do anterior telegrafista entretanto falecido. Miguel é um monárquico fervoroso que defende que a República só virá destruir Portugal.

No dia 5 de Outubro, primeiro dia oficial de trabalho de Miguel, a primeira notícia que recebe no telégrafo é a da proclamação da República e, consequentemente do exílio do rei D. Manuel II e, da raínha D. Amélia. Então, tal é a fúria com que Miguel fica ao saber da notícia que, sem se controlar, corta os fios do telégrafo. Mais, decide ocultar a notícia à população, para o desgosto não ser ainda maior.
 
Durante dias o povo estranha a ausência do comboio e o telegrafista tudo faz para encobrir a notícia não divulgada. É então que todos começam a desconfiar que Miguel Zuzarte lhes está a esconder algo, embora este negue constantemente.