Header Ads

Segunda Opinião | Na SIC, Vale Tudo… outra vez!


O Vale Tudo está de volta às noites da SIC, desta vez aos sábados, pelas 23h00. João Manzarra regressou com os jogos de mímica, canto e dança, pautados por várias prestações inclinadas, num cenário diferente do habitual. Mas o público não aplaudiu o regresso. O formato é bom, mas o facto de ser repetido, não ajuda.

Sem grandes opções para as noites de fim-de-semana, a SIC tem-se mantido fiel à sua ideia de programação sem formatos de grande entretenimento inéditos ao sábado. Aos domingos, a aposta recai sobre Não Há Crise, um programa de apanhados low-cost, onde a piada nem sempre é o prato principal. Ainda assim, o formato apresentado por Rita Andrade e João Ricardo cumpre o seu papel e as audiências, longe de serem estrondosas, justificam a aposta.

 
Contudo, são os sábados à noite que continuam a não resultar na SIC. Enquanto a TVI emite a gala semanal de Love On Top com Teresa Guilherme, na estação de Carnaxide é a vez de Manzarra entrar pela casa dos portugueses. Ao mesmo tempo, a RTP1 diverte o público com o humor de DDT: Donos Disto Tudo. A liderança pertence à TVI – embora Love on Top esteja bem longe dos bons resultados alcançados por outros reality-shows – e a concorrência mantém-se em segundo plano.

Vale Tudo tinha tudo para resultar, caso a SIC apostasse numa nova temporada. Enquanto a imprensa fala do regresso de Manzarra e Cláudia Vieira à apresentação, desta vez com um novo talent-show, a estrear em setembro, o público vai revendo os jogos de César Mourão e Rui Unas. Com a RTP1 a apostar em The Voice Portugal e a TVI a trazer mais uma Casa dos Segredos, porque é que a SIC aposta em mais um formato de talentos? Se trouxer novidade, como foi o caso de Got Talent Portugal na RTP1, valerá a pena. Se for mais um programa ao estilo de Fator X ou Ídolos, o insucesso recorrente nas noites de domingo da SIC deverá manter-se.



Para já, apenas podemos lamentar a repetição de programas em pleno horário nobre. Também o ano passado, a SIC repôs Cante se Puder, enquanto a TVI transmitia Rising Star e Dança com as Estrelas ao final da noite. Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, agora, o público pede, mais do que nunca, novidades. 

Se os tempos fossem outros, uma nova série de Vale Tudo no principal horário de sábado seria uma excelente opção, como verdadeira alternativa à concorrência. Mas o tempo do Sabadabadão e companhia já passou e agora a contenção de custos é que manda. É caso para dizer que no poupar nem sempre está o ganho e neste caso vale tudo na luta contra as audiências.

Segunda Opinião - Edição 60
Fantastic
Uma rubrica em parceria com o Diário da TV